Com o intuito de promover mais sustentabilidade, eficiência energética e economia aos cofres públicos, a Prefeitura de Uberlândia firmou, nesta terça-feira (23), parceria com a Cemig SIM, subsidiária integral da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). Durante encontro realizado no Centro Administrativo Municipal, o prefeito Paulo Sérgio assinou contrato com a estatal para fornecimento de energia elétrica de fonte solar fotovoltaica para prédios públicos do município. O contrato terá vigência de cinco anos e vai gerar economia estimada de R$ 12,4 milhões aos cofres públicos ao longo do período.
“Essa parceria permite uma gestão energética sustentável, ao passo que promove o uso mais eficiente do dinheiro público. Representa novos investimentos em políticas e serviços em favor da população. Quando cuidamos do meio ambiente, estamos pensando nas gerações futuras e isso é determinante para que tenhamos uma cidade melhor para se viver”, afirmou o prefeito Paulo Sérgio.
Com a assinatura do contrato, parte dos prédios públicos da Prefeitura passarão a consumir energia 100% limpa e renovável. A energia será gerada de forma remota, diretamente pelas usinas da Cemig SIM e compensada no consumo dos prédios, através da modalidade de geração distribuída compartilhada, não necessitando de investimento por parte do Município. Esta energia que será fornecida é certificada pelo selo Cemig SIM I-REC, que assegura a rastreabilidade da origem renovável do consumo.
Além dos benefícios econômicos e ambientais para a administração pública, a parceria prevê uma nova etapa de impacto direto para a população e para os servidores do Município. A partir de janeiro de 2026, a Cemig SIM irá estender um benefício diferenciado, ampliando o acesso à energia limpa e promovendo inclusão energética no município. Para tanto, serão criados um código promocional e um canal de atendimento online, exclusivo.
Conforme a Cemig SIM, o acordo reforça o papel estratégico da companhia na expansão da geração distribuída solar e na oferta de soluções inteligentes em energia para o setor público, contribuindo para o desenvolvimento sustentável de Uberlândia.
Dmae
Em 2023, ainda durante a gestão Odelmo Leão e Paulo Sérgio, o município firmou contrato com a Cemig GT para fornecimento de energia renovável ao Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae). Desde então, a autarquia faz uso do recurso energético de forma limpa, o que favorece o meio ambiente. Considerando a economia desse contrato já em andamento, a expectativa é que o Município tenha uma redução da ordem de R$ 82 milhões nas despesas com energia.