Com os excelentes resultados alcançados no ano passado, a equipe da Prefeitura de Uberlândia, representada pela Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), melhorou a sua colocação no ranking da Federação Mineira de Karatê (FMK). A Futel passou do 19º lugar em 2024 para o 11º em 2025, entre 106 equipes de todo o estado.
No ano passado, a Futel conquistou 154 medalhas (53 de ouro, 40 de prata e 61 de bronze). Os destaques ficaram por conta da classificação de 23 atletas para a final do Campeonato Brasileiro de Karatê, além da conquista do título da 3ª Copa Lude de Karate, realizada no Poliesportivo Roosevelt, com a participação de 205 caratecas de 23 equipes.
A quantidade de medalhas conquistadas em 2025 representa um aumento de 8,45% em relação a 2024, quando foram obtidas 142 medalhas (30 de ouro, 49 de prata e 63 de bronze), em competições como as duas fases do Campeonato Mineiro, a etapa classificatória do Campeonato Brasileiro, a Copa Lude e a 1ª Etapa do Torneio Mineiro.
“Graças ao trabalho desenvolvido diariamente pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Futel, alcançamos importantes resultados em 2025 e subimos oito posições no ranking estadual. Isso demonstra que o trabalho tem sido mais eficiente a cada dia, desde a iniciação esportiva ao alto rendimento”, completou o treinador de karate da Futel, o profissional de educação física João Batista Pires.
Atualmente, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Futel, atende 510 crianças e adolescentes com idade de 6 a 18 anos no karatê, sendo 480 na iniciação esportiva e 30 no alto rendimento. As aulas gratuitas são oferecidas no Sesi Gravatás (espaço que integra o Sistema Fiemg e está sob responsabilidade da Futel), UTC e nos poliesportivos Luizote de Freitas e São Jorge.