A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Uberlândia divulga o Ranking Anual de Reclamações dos estabelecimentos na cidade de Uberlândia. O relatório de 2025 aponta que o maior número de registro de queixas é referente aos bancos e às empresas de telefonia e de comércio eletrônico. Segundo dados apurados, de janeiro a dezembro de 2025, foram 20.998 reclamações. Destas, aproximadamente, 50% são contra instituições financeiras. Outros 17% foram contra empresas de telefonia e 7% referentes às de comércio eletrônico.
O Ranking é divulgado de acordo com a Lei Municipal N°13.491/2021, que determina a publicação do ranqueamento das instituições públicas e privadas que mais tiveram demandas no Procon. A listagem completa pode ser visualizada aqui.
A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor tem a função de defender os direitos do consumidor através de processos administrativos. O órgão atua nas relações de consumo, realizando atendimentos diários, além de consultas via e-mail, telefone, acompanhamentos de processos e fiscalizações em estabelecimentos.
O Procon Uberlândia reforça que a divulgação desse tipo de levantamento tem como objetivo promover maior transparência nas relações de consumo, orientar os consumidores sobre o desempenho das empresas e incentivar fornecedores a aprimorarem serviços e canais de atendimento.
Consumidores que se sentirem prejudicados em suas relações de consumo são orientados a formalizar reclamações por meio dos canais oficiais do órgão, contribuindo para a identificação de padrões de insatisfação e a busca por soluções eficazes.
Canais oficiais
O Procon Uberlândia possui canais oficiais para registrar as reclamações. Pode ser presencialmente, na sede do órgão (avenida Benjamin Magalhães, 3, Tibery) ou ainda na van itinerante (Procon Móvel), cuja programação é divulgada semanalmente. Outra maneira é pela plataforma online, faleprocon.mg.gov.br, onde é possível abrir reclamações, fazer denúncias, e renegociações de dívidas. Para abrir um procedimento, é preciso apresentar cópias dos documentos pessoais, dos contratos firmados entre as partes, comprovantes da aquisição do bem e números de protocolo de reclamações junto às empresas.
É possível, ainda, utilizar o Fale Procon, através do telefone 151 para tirar dúvidas, orientação, informação sobre o andamento de solicitação e agendamento. O Procon funciona de segunda a sexta, das 9h às 17h.