A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Sesurb), intensificou as ações de fiscalização para coibir descartes irregulares, especialmente em pontos críticos da cidade. A iniciativa tem como objetivo coibir práticas ilegais, preservar o meio ambiente, garantir a limpeza urbana e promover mais qualidade de vida para a população.
Equipes estão atuando de forma estratégica em áreas com maior reincidência de irregularidades, com vistorias técnicas, monitoramento e aplicação de notificações e multas, conforme prevê a legislação municipal. O trabalho também inclui ações educativas para orientar a população sobre a destinação correta de resíduos.
Durante uma das operações recentes, fiscais do município sofreram uma tentativa de agressão, quando um infrator utilizou um caminhão para avançar contra o veículo oficial da fiscalização. O caso foi registrado na av. Airton Borges da Silva, no Distrito Industrial. Foi registrado boletim de ocorrência e o caso foi encaminhado às autoridades competentes para providências legais. A administração municipal repudia qualquer tipo de violência contra os servidores públicos no exercício de suas funções e reforça que as equipes atuam para garantir o cumprimento da lei e da segurança da população.
Pontos críticos
Foram mapeados 264 pontos críticos de acúmulo irregular de lixo em diferentes regiões do município pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos. Nesses locais, as equipes de limpeza urbana realizam até três intervenções por semana, com o objetivo de manter as áreas limpas e evitar novos descartes indevidos.
A pasta orienta moradores e comerciantes sobre a destinação correta de materiais como lixo doméstico, entulho, móveis velhos, restos de poda e recicláveis, evitando impactos ambientais, proliferação de pragas e o entupimento de bocas de lobo. Conforme estabelece a Lei Municipal nº 10.280/2009, o descarte irregular configura infração sujeita à aplicação de multa, que pode variar entre, aproximadamente, R$ 1,2 mil e R$ 3,6 mil.
De acordo com levantamento do Município, em 2025, foram recolhidas mais de 73 mil toneladas de resíduos em Uberlândia. Ainda segundo a pasta, existem 16 Ecopontos mantidos pelo município, distribuídos em todas as regiões da cidade. No ano passado foram encaminhadas aos Ecopontos cerca de 80 mil toneladas de resíduos.
A secretaria reforça que a população pode colaborar com o trabalho, denunciando pontos de descarte irregular por meio dos canais oficiais da Prefeitura de Uberlândia, pela nova interface do SIM – Fale com o Governo, ou pelo telefone (34) 3239-2800.