A Secretaria Municipal de Gestão Ambiental e Sustentabilidade informa que, neste Dia Mundial da Educação Ambiental, está iniciando o período de transição do Zoológico Municipal para um Parque de Educação Ambiental. Para viabilizar o projeto, que pretende consolidar o local no Parque do Sabiá como promotora definitiva do bem-estar animal e da conscientização, e não como opção de entretenimento, os mais de cem animais silvestres residentes ficarão em quarentena e, portanto, as visitações do público serão restringidas a partir desta terça-feira (27). Além disso, o isolamento permitirá que seja iniciada, nos próximos dias, em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura, uma reforma em todo o espaço.
Essa transição, que se alinha à recente Política Municipal de Proteção Animal (Lei 14.507/2025), visa tornar o espaço, após toda uma reestruturação, em um ponto que agregaria, além da proteção total aos animais, atividades de educação para crianças e adultos não só na área ambiental, mas também envolvendo a parceria de outros setores como Saúde, Cultura, Saneamento e Trânsito. A diretriz é de que educar sobre natureza viva é mais eficaz do que observar animais confinados e, com isso, fazer com que Uberlândia acompanhe essa migração global que objetiva a transformação de zoológicos como equipamentos turísticos em locais de experiência com o meio ambiente.
Detalhes de todo o novo projeto estão em formatação, mas, para viabilizá-lo, fora a quarentena, a pretensão é de que o local abrigue a sede do Núcleo de Educação Ambiental da secretaria em breve. Desta forma, para orientar o público diante da novidade, o próprio Núcleo destacará profissionais para explicar, na entrada do Zoológico, sobre o isolamento e as adequações que serão implementadas gradativamente. Informações visuais também serão instaladas nos próximos dias como forma de informar os visitantes.
Atividades ambientais
O Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Gestão Ambiental e Sustentabilidade abriu a agenda de atendimentos para 2026, com atividades que incluem ações sobre fauna e flora do Cerrado, arborização urbana, sustentabilidade e visitas guiadas aos parques municipais. As atividades estão disponíveis para a população em geral, com atendimento prioritário a instituições de ensino, empresas, organizações e associações interessadas em desenvolver ações de educação ambiental.
Todos os cidadãos interessados podem solicitar o atendimento do educador ambiental, principalmente as instituições de ensino (desde a infantil até a superior), empresas e associações. As visitas podem ser agendadas pelo telefone: (34) 3227-1330, de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h, ou pelo e-mail: neapmu@gmail.com