Uberlândia reafirma seu compromisso com a educação pública de qualidade ao conquistar, pelo segundo ano consecutivo, o Selo Ouro de Alfabetização concedido pelo Ministério da Educação (MEC). A premiação atesta que a cidade, por meio da Prefeitura de Uberlândia, atendeu a todos os critérios estabelecidos pelo governo federal no programa voltado à garantia da alfabetização das crianças.
O reconhecimento é resultado do trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, comprovado por meio de documentação técnica que evidencia ações efetivas para assegurar a alfabetização de estudantes matriculados na Rede Municipal de Ensino. O decreto municipal 22.225 de 27 de outubro de 2025 reafirma o compromisso da PMU/SME com a alfabetização das crianças na idade certa. A iniciativa do MEC tem como objetivo reconhecer o empenho das secretarias de Educação dos estados, municípios e do Distrito Federal que aderiram ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, avaliando os avanços alcançados ao longo do ano.
A secretária municipal de Educação, Tania Toledo, ressaltou que a conquista do Selo Ouro pelo segundo ano consecutivo é resultado de um trabalho coletivo, pautado em planejamento, acompanhamento pedagógico e compromisso com a aprendizagem na idade certa, refletindo o cuidado permanente da gestão com a qualidade da educação pública em Uberlândia.
“Receber o selo pelo segundo ano consecutivo é motivo de muito orgulho para toda a nossa equipe. Esse reconhecimento confirma que estamos no caminho certo, com políticas públicas consistentes, planejamento, acompanhamento pedagógico e investimento contínuo na formação dos nossos profissionais. Mais do que um prêmio, ele representa o compromisso permanente da Prefeitura com a alfabetização das crianças e com uma educação pública de qualidade, que transforma vidas e constrói o futuro do município”, afirma
A Secretaria Municipal de Educação de Uberlândia participou do processo de concessão do selo por meio do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec). Para a obtenção do Selo Ouro, foram analisados critérios como a colaboração entre os entes federativos, a institucionalização e implementação da política de alfabetização, a execução de ações de formação continuada para professores e gestores, além da distribuição de materiais didáticos complementares de apoio à alfabetização.