A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) alerta a população sobre golpes aplicados por criminosos que se passam pelo órgão para enganar consumidores, utilizando mensagens falsas enviadas por WhatsApp, e-mail ou outros meios digitais.
O Procon esclarece que não envia notificações de audiência, protocolos ou solicitações de dados pessoais por mensagens com links genéricos, horários incomuns ou linguagem alarmista. As comunicações oficiais do órgão ocorrem e-mail, utilizando domínios institucionais, como “@uberlandia.mg.gov.br”, e seguem procedimentos formais de atendimento.
A orientação é que, ao receber um e-mail ou mensagem de WhatsApp suspeitos, deve-se entrar em contato com a superintendência para averiguar a procedência das informações, por meio do Disque Procon 151, pelo e-mail procon@uberlandia.mg.gov.br ou de forma presencial. O órgão ainda alerta que nenhuma empresa ou pessoa está autorizada a fazer qualquer comunicação em nome da superintendência ou servidores.
Caso o consumidor seja vítima de fraude, independentemente do tipo, a orientação é registrar um Boletim de Ocorrência junto à Polícia Militar. O Procon permanece à disposição para orientar e esclarecer dúvidas, reforçando seu compromisso com a proteção dos direitos do consumidor e com a segurança da população.