A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDES), realizará, no dia 20 de fevereiro de 2026, a eleição das representantes da sociedade civil que irão compor o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) para o biênio 2026/2028. A votação ocorrerá de forma presencial na Casa dos Conselhos, sediada no Complexo Social Iracema Marques, localizado na rua Varginha, 149, Bairro Daniel Fonseca.
Após um longo período sem composição formal, sendo o último mandato referente ao biênio 2016/2018, o CMDM passa por um importante processo de reestruturação. A retomada de suas atividades representa a reativação de um espaço estratégico de participação social e controle democrático, inaugurando uma nova etapa de fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres no município.
O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher tem como atribuições acompanhar, propor, deliberar e fiscalizar ações e políticas destinadas à promoção, proteção e garantia dos direitos das mulheres. Sua reativação amplia a representatividade da sociedade civil organizada e fortalece a democracia participativa, contribuindo para a construção de políticas públicas mais inclusivas, equitativas e efetivas.
Serão eleitas 10 representantes titulares e 10 suplentes, mulheres da sociedade civil, distribuídas nos seguintes segmentos:
- 2 representantes de instituições voltadas ao atendimento à mulher na defesa e promoção de direitos;
- 1 representante de instituições voltadas à defesa e promoção da igualdade de gênero;
- 1 representante das usuárias dos serviços de atendimento à mulher e diversidade;
- 1 representante das usuárias dos serviços de atendimento à mulher idosa;
- 1 representante de entidades de classe e/ou sindicatos de trabalhadoras;
- 1 representante de instituições voltadas à luta por terra e moradia;
- 1 representante de instituições de apoio à comunidade de lésbicas, bissexuais e transexuais (LBT);
- 1 representante de instituições de defesa e promoção dos direitos de mulheres negras e povos tradicionais;
- 1 representante de instituições de defesa e promoção dos direitos da mulher com deficiência e/ou mães atípicas.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social reforça a importância da ampla participação das entidades e das mulheres da sociedade civil neste processo, garantindo diversidade, pluralidade de vozes e efetiva representatividade na construção e no acompanhamento das políticas públicas voltadas às mulheres em Uberlândia.
Mais informações podem ser consultadas no Edital publicado no Diário Oficial do Município em 20 de janeiro de 2026 (páginas 112 e 113), disponível AQUI.