A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal da Juventude, realizou no auditório Cícero Diniz, no Centro Administrativo Municipal, na tarde desta sexta-feira (20), a abertura do curso de formação voltado aos participantes do programa de estágio remunerado JuventUdi. Dentro da programação do curso, os cerca de 80 jovens que atualmente fazem estágio em 25 secretarias e autarquias municipais terão 15 encontros presenciais, sempre às sextas-feiras, além de três visitas técnicas em grandes empresas da cidade.
De acordo com o secretário municipal da Juventude, Thaynan Salviano, o curso foi planejado com o objetivo de fortalecer e complementar a preparação dos estagiários para a atuação no mercado de trabalho. “A programação do nosso curso foi pensada para ampliar e trabalhar conhecimentos nas áreas pouco exploradas nas universidades, que são as habilidades comportamentais e socioemocionais relacionadas à personalidade. A inteligência emocional e a facilidade de interação com outras pessoas são cruciais para o ambiente de trabalho e subjetivas. Portanto, vamos focar na importância de como um profissional atua, resolve problemas e se adapta às mudanças e diferentes ambientes”, ressaltou.

As aulas serão ministradas por servidores da Secretaria Municipal da Juventude, que receberam formação por meio de uma parceria com o Instituto Algar de Responsabilidade Social, e terão apoio de convidados e parceiros para desenvolver as atividades teóricas e práticas. Por meio de dinâmicas, que mesclam exercícios teóricos, execução e reflexão, serão abordados conteúdos sobre trabalho em equipe, comunicação, atitude, ética, inovação e negociação, sem deixar de lado os chamados temas transversais como autoconhecimento, inteligência emocional, diversidade, liderança, protagonismo, gestão de tempo e a preparação para processos seletivos.