A Prefeitura de Uberlândia, por meio do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), deu início, nesta quarta-feira (1º), a uma nova etapa na gestão de resíduos em Uberlândia. A ampliação das operações inclui a implantação dos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) exclusivos para vidro e o início da coleta de resíduos orgânicos, que serão encaminhados ao novo Pátio de Compostagem. Com a iniciativa, o município passa a contar com quatro modalidades de coleta: convencional, reciclável, vidro e orgânicos, fortalecendo, assim, as ações do programa ReciclaUdi.
Durante a apresentação da novidade, o prefeito Paulo Sérgio destacou a relevância das iniciativas para o desenvolvimento sustentável do município. “Estamos dando mais um passo importante na construção de uma cidade mais consciente e responsável com o meio ambiente. Uberlândia tem investido continuamente em ações sustentáveis, avançando na implantação da Política Municipal de Economia Circular e Gestão de Resíduos Sólidos, que é fundamental para garantir qualidade de vida às futuras gerações”, afirmou.

A gestão dos serviços, tanto dos PEVs de vidro quanto da coleta de orgânicos e operação do Pátio de Compostagem, será realizada pela Limpebrás, por meio de contrato firmado em setembro de 2025, assegurando a operacionalização e a manutenção das estruturas. As ações são viabilizadas em parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari (CBH Rio Araguari) e a Associação Multissetorial de Usuários de Recursos Hídricos de Bacias Hidrográficas (ABHA), reforçando a integração entre poder público e instituições na implementação de soluções ambientais sustentáveis.
Localidades
O Parque do Sabiá foi o primeiro local a receber a coleta de resíduos orgânicos, com a instalação de 12 contêineres específicos para o descarte de cocos comercializados nas barracas. Todo o material recolhido será encaminhado ao Pátio de Compostagem, entregue em agosto de 2025, onde será transformado em composto orgânico, reduzindo o volume de resíduos destinados ao aterro sanitário e promovendo o reaproveitamento.

A partir de maio, a iniciativa será ampliada gradativamente para feiras livres e estabelecimentos comerciais, de acordo com disponibilidade operacional de coleta e capacidade de recebimento de resíduos no Pátio de Compostagem, aumentando, assim, o alcance da coleta de orgânicos no município.
Já os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) de vidro começam a ser implantados nos 16 Ecopontos já existentes. Na sequência, está prevista a instalação mensal de 15 novos pontos em praças e em locais próximos a grandes geradores de resíduos, como bares e restaurantes, locais ainda em estudos de viabilidade técnica de instalação, facilitando o descarte correto e incentivando a reciclagem.

Em 2025, as associações e cooperativas parceiras do Programa Municipal de Coleta Seletiva e Compostagem comercializaram mais de 7,1 mil toneladas de materiais recicláveis. Desse total, o vidro representou cerca de 9,5%, o equivalente a 681,7 toneladas que deixaram de ser encaminhadas ao aterro sanitário e, com a implantação da coleta diferenciada de vidro, seu percentual de reciclagem tende a aumentar.