O paratleta Rodrigo Parreira, da equipe da Prefeitura de Uberlândia – formada por meio da parceria entre Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), Associação dos Paraplégicos de Uberlândia (Aparu) e Praia Clube –, foi convocado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para integrar a seleção brasileira de atletismo nos Jogos Parasul-Americanos de Valledupar. A competição será realizada entre os dias 5 e 15 de julho, em Valledupar, na Colômbia.
Rodrigo Parreira participará da prova de salto em distância. “O paratleta tem representado Uberlândia em competições nacionais e internacionais nos últimos anos, sempre com excelentes desempenhos. Para os Jogos Parasul-Americanos de Valledupar, as expectativas também são ótimas, pois Rodrigo vive uma grande fase”, disse a diretora de paradesporto da Futel, a profissional de educação física Fernanda Costa.
Considerado um dos principais nomes do atletismo paralímpico brasileiro, Rodrigo Parreira soma importantes conquistas na modalidade. Entre as principais estão duas medalhas nos Jogos Paralímpicos do Rio 2016 (prata no salto em distância e bronze nos 100 metros rasos), duas medalhas nos Jogos Parapan-Americanos de Lima, no Peru, em 2019 (ouro no salto em distância e prata nos 100 metros rasos) e medalha de prata no salto em distância nos Jogos Parapan-Americanos do Chile, em 2023.
O paratleta treina de segunda a sexta, no Sesi Gravatás (espaço que integra o Sistema Fiemg e que está sob responsabilidade da Futel), com acompanhamento de profissionais de educação física da Futel.
Halterofilismo
A Futel e parceiros também tiveram halterofilistas convocados para os Jogos Parasul-Americanos de Valledupar. Nesta modalidade, a equipe formada pela parceria entre Futel, Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU) e Praia Clube será representada pelos paratletas Tayana Medeiros, Marco Túlio Silva, Mateus Assis, Edilândia Araújo, Caroline Fernandes e Lara Lima e pelo treinador Weverton Santos, profissional de educação física da Futel.