Para reforçar o compromisso de oferecer mais conforto e segurança aos passageiros que utilizam o transporte público, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran), reforçou os serviços de manutenção em locais de embarque e desembarque do transporte coletivo. Ao todo, serão investidos mais de R$ 2,2 milhões na implantação de 170 novas coberturas em pontos já existentes na cidade com o propósito de aprimorar a qualidade na oferta do serviço aos passageiros do Sistema Integrado de Transporte (SIT). As melhorias ainda contemplam remoção, manutenção e instalação de bancos de concreto e de metal e a execução de calçada nos limites do abrigo.
Os serviços, que vão beneficiar as mais de 120 mil pessoas que utilizam o transporte coletivo urbano em Uberlândia diariamente, começaram neste mês de maio. São contemplados em um novo contrato com a Filgueira Engenharia, empresa vencedora de processo licitatório. Os recursos são oriundos do Fundo Municipal de Trânsito e Transportes.
“Precisamos trabalhar para que toda a cadeia estrutural do transporte coletivo urbano atenda de forma segura e eficiente aos passageiros, e o ponto de ônibus é a porta de entrada no sistema. Por isso, destacamos a importância deste trabalho de manutenção nos locais de embarque e desembarque, que precisa ser permanente”, afirmou o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Paulo Romes.
Preservação
O trabalho de manutenção nos locais de embarque e desembarque seguem continuamente e, para que os investimentos possam ser melhor aproveitados, a Settran orienta que é indispensável também a colaboração dos passageiros quanto à prevenção do vandalismo e preservação dos equipamentos. Atualmente, parte dos recursos precisam ser direcionados à reforma de estruturas recém inauguradas ou reformadas.
“Não se trata apenas do desgaste natural da estrutura. O que seria para durar 5, 10 anos, dura apenas meses. E isso por ação de pessoas que não respeitam o patrimônio público devidamente. Então, no que diz respeito à competência da Settran em relação à estrutura do transporte coletivo, para termos uma prestação de serviço a cada dia melhor, não podemos deixar de mencionar também que é dever de todos ajudar a preservar as estruturas”, pontuou o secretário Paulo Romes.