O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) e a Secretaria Municipal de Infraestrutura deram início, nesta terça-feira (26), às obras do Projeto de Drenagem Pluvial do bairro Nossa Senhora das Graças, em Uberlândia. A intervenção será executada na avenida Siqueira Campos, entre as ruas Acre e a David Canabarro, e integra o conjunto de ações voltadas à ampliação e modernização da infraestrutura de drenagem urbana do município.
O projeto prevê a execução de um dissipador em concreto armado, estrutura fundamental para reduzir a força da água e minimizar processos de erosão. Também será implantada uma rede de drenagem com manilhas de concreto, sendo 336 metros de tubulação com diâmetro de 1.000 milímetros, 184 metros com diâmetro de 800 milímetros e 92 metros com diâmetro de 600 milímetros.
Além da ampliação da rede, serão construídas 18 bocas de lobo duplas e 12 bocas de lobo simples, aumentando a capacidade de captação e escoamento das águas pluviais, especialmente durante períodos de chuvas intensas.

Segundo o diretor de drenagem pluvial do Dmae, Cleyton Silas, a obra representa um investimento importante em prevenção e infraestrutura urbana. “Esse tipo de intervenção é essencial para fortalecer o sistema de drenagem da cidade, reduzindo riscos de alagamentos e garantindo mais segurança para moradores e motoristas. Estamos trabalhando de forma preventiva para melhorar a eficiência do escoamento das águas pluviais e acompanhar o crescimento urbano da região”, destacou.
Com a execução das obras, o município avança no fortalecimento da infraestrutura urbana e no desenvolvimento de soluções preventivas para minimizar impactos causados pelas chuvas, proporcionando mais segurança, mobilidade e qualidade de vida para a população.