A Prefeitura de Uberlândia, por meio do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), amplia o Programa de Coleta de Resíduos Orgânicos em Uberlândia, a partir desta terça-feira (2), com a inclusão de mais 33 feiras livres no cronograma de atendimento da autarquia. A nova etapa contemplará feiras realizadas no período da tarde e noite, alcançando mais 420 barracas em diversos bairros do município.
A ampliação reforça o trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Uberlândia, por meio do Dmae, na destinação correta de resíduos orgânicos gerados nas feiras, promovendo ações, sob diretriz do prefeito Paulo Sérgio, voltadas à sustentabilidade, redução do descarte inadequado e fortalecimento da economia circular no município.
O cronograma de atendimento das novas feiras foi organizado por dias da semana para otimizar o recolhimento dos resíduos orgânicos. Às terças-feiras, a coleta será realizada em seis feiras nos bairros Canaã, Jardim Brasília, São Jorge, Pequis, Tibery e Tubalina. Às quartas-feiras, o programa atenderá dez feiras localizadas nos bairros Tibery, Guarani, Jaraguá, Luizote de Freitas, Santa Mônica, Monte Hebron, Morumbi, Patrimônio, Shopping Park e Umuarama.
Às quintas-feiras, o serviço contemplará feiras nos bairros Alto Umuarama, Dom Almir, Granada, Ipanema, Jardim Holanda, Maravilha, Pampulha, São Jorge, Taiaman e Planalto. Já às sextas-feiras, o recolhimento ocorrerá nas feiras dos bairros Aclimação, Santa Mônica, Planalto, Mansour, Marta Helena e Nova Uberlândia.
Durante as feiras, os resíduos orgânicos deverão ser previamente separados pelos feirantes em recipientes apropriados para que o caminhão da coleta realize o recolhimento de forma pontual ao longo do itinerário programado.
O coordenador de Gestão de resíduos sólidos e economia circular do Dmae, Arthur Rosa, destacou que a expansão representa mais um avanço importante na consolidação da política ambiental da cidade. “Estamos ampliando gradativamente o programa para alcançar mais feiras e fortalecer a cultura da separação correta dos resíduos orgânicos. Além dos benefícios ambientais, essa iniciativa contribui diretamente para uma gestão mais eficiente e sustentável dos resíduos produzidos em Uberlândia”, afirmou.
O Programa de Coleta de Resíduos Orgânicos do Dmae teve início em 1º de abril, com a coleta dos cocos descartados no Parque do Sabiá. Em maio, outras 14 feiras passaram a contar com o serviço. Com a nova ampliação, o projeto passa a atender 47 feiras livres, totalizando quase 700 barracas.
Até o momento, mais de 90 toneladas de resíduos orgânicos já foram destinadas ao Pátio de Compostagem do município, onde são processadas e transformadas em adubo orgânico. A expectativa é que a coleta de orgânicos alcance 100% das feiras livres de Uberlândia até o segundo semestre deste ano e, posteriormente, seja ampliada gradativamente para outros setores da cidade.
Coleta seletiva porta a porta é ampliada e chega ao Morumbi
O Dmae inicia, nesta terça-feira (2), a coleta seletiva porta a porta no bairro Morumbi. A ação integra a expansão do programa ReciclaUdi, voltado ao fortalecimento da economia circular e à ampliação da destinação ambientalmente adequada dos resíduos recicláveis no município.
Devido à extensão territorial do bairro, a coleta será dividida em dois períodos. No período da manhã, o atendimento ocorrerá da avenida Felipe Calixto Milken até a avenida James Siqueira. Já no período da tarde, a coleta será realizada da avenida Felipe Calixto Milken até as ruas do Rodeiro, Campeio e da Caçamba.
Antes do início da operação, equipes do Dmae realizaram ações de orientação porta a porta com os moradores, apresentando informações sobre a separação correta dos materiais recicláveis e os horários da coleta.
A expansão da coleta seletiva reforça as ações do programa ReciclaUdi para ampliar a reciclagem, reduzir o volume de resíduos encaminhados ao aterro sanitário e fortalecer a participação da população na destinação correta dos resíduos.