Imagem Protegida

Notícias

Força-tarefa da Prefeitura e parceiros retira 40 toneladas de resíduos do Córrego do Óleo

Ação que integra a campanha Junho Verde mobilizou mais de 100 voluntários para geração de impacto positivo no meio ambiente
28 de junho de 2026
Cleiton Borges – Secretaria de Comunicação/PMU

A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Gestão Ambiental e Sustentabilidade e parceiros, realizou, neste domingo (28), um mutirão de limpeza às margens do Córrego do Óleo. Durante os trabalhos foram recolhidos, aproximadamente, 55 m³ de resíduos, volume equivalente a cerca de 40 toneladas de materiais descartados irregularmente. Entre os resíduos encontrados, predominavam materiais da construção civil misturados a outros tipos de lixo. A quantidade recolhida evidencia a necessidade da destinação correta desses materiais e da conscientização da população para a preservação dos recursos hídricos e espaços naturais do município.

A iniciativa integrou a programação do Junho Verde, mês dedicado à conscientização, educação ambiental e promoção de práticas sustentáveis na cidade. A programação do mês dedicado ao meio ambiente foi encerrada com este importante resultado para Uberlândia.

A ação reuniu mais de 100 voluntários, parceiros de movimentos, empresas e instituições como Exército, Escoteiros, SOS Mais, Café Cajubá, Guaraná Mineiro e Ceasa. E ainda equipes das Secretarias Municipal de Gestão Ambiental e Sustentabilidade (SMGAS), Serviços Urbanos (Sesurb), Trânsito e Transportes (Settran) e Agronegócio (SMAGRO). E também o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae).

Cleiton Borges – Secretaria de Comunicação/PMU

O mutirão de limpeza das margens do Córrego do Óleo reforça o compromisso do município com a educação ambiental, a preservação dos cursos d’água e o incentivo à participação da comunidade em ações voltadas à sustentabilidade. “O trabalho realizado hoje prova o compromisso que assumimos com a gestão do cuidado com os espaços naturais da cidade. Por meio das parcerias estratégicas com movimentos sociais e instituições, conseguimos alcançar um excelente resultado hoje. E vamos continuar a incentivar a conscientização e cuidado com o meio ambiente”, pontuou o secretário municipal de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, Dilson Dalpiaz.

Destaques

Veja Também

Recursos Assistidos
Recursos Assistidos

Acessibilidade

Controle de fontes

Tamanho de fonte
Tipo de fonte
Espaço entre linhas
Tamanho de fonte

Auxílio de leitura

Leitor de sites
Lupa de conteúdos
Guia de leitura

Controle de cores

Inverter Cores

Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Se clicar em "Rejeitar Cookies", os cookies que não forem estritamente necessários serão desativados. Para escolher quais quer autorizar, clique em "Gerenciar cookies". Saiba mais em nossa Declaração de Cookies.

Configurações avançadas de cookies

Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies.

Cookies estritamente necessários

Esses cookies permitem funcionalidades essenciais, tais como segurança, verificação de identidade e gestão de rede. Esses cookies não podem ser desativados em nossos sistemas. Embora sejam necessários, você pode bloquear esses cookies diretamente no seu navegador, mas isso pode comprometer sua experiência e prejudicar o funcionamento do site.

Cookies de terceiros

O portal uberlandia.mg.gov.br não tem controle sobre quais cookies de terceiros serão ativados. Alguns cookies de terceiros que podem ser encontrados ao acessar o portal:
Domínios: Google, Youtube, consulte mais em