Instituições de ensino, pesquisadores, estudantes, empresas e organizações interessadas em desenvolver pesquisas científicas, tecnológicas ou projetos de inovação em parceria com o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) contam com um canal permanente para apresentação de propostas. Por meio da Comissão Técnica Permanente de Acompanhamento de Pesquisa e Inovação (CTAPI-Dmae), a autarquia organiza, avalia e acompanha iniciativas que possam gerar conhecimento, inovação e melhorias para a gestão do saneamento e para os serviços prestados à população.
A comissão atua de forma consultiva, avaliativa e recomendatória, contribuindo para que estudos, pesquisas e projetos de inovação estejam alinhados ao planejamento estratégico do Dmae, à legislação vigente e às diretrizes da Administração Municipal.
A comissão desempenha papel importante na adoção de boas práticas de governança, e garante que as iniciativas observem aspectos relacionados à segurança institucional, proteção de dados, ética, integridade, transparência e conformidade jurídica. Além disso, contribui para que os resultados obtidos por meio das pesquisas possam subsidiar melhorias nos processos internos e na prestação dos serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem pluvial e sustentabilidade.
Para o diretor-geral do Dmae, Rodrigo Sávio Couto de Lacerda, a atuação da comissão demonstra o compromisso da autarquia com a produção de conhecimento e a busca contínua por soluções inovadoras. “A pesquisa e a inovação são ferramentas fundamentais para aperfeiçoar a gestão pública e antecipar soluções para os desafios do saneamento. A CTAPI-Dmae garante que esse trabalho seja conduzido com critérios técnicos, transparência e alinhamento às necessidades da população, fortalecendo a tomada de decisões e incentivando parcerias que agregam conhecimento e tecnologia ao Dmae”, destaca.
Com representantes das diretorias da autarquia e da Procuradoria Autárquica Geral, a CTAPI-Dmae promove uma atuação integrada entre as áreas técnicas e administrativas, fortalece a cultura da inovação e contribui para que o Dmae continue a investir em soluções que tornem os serviços públicos cada vez mais eficientes, sustentáveis e preparados para os desafios do futuro.
Como submeter propostas à CTAPI-Dmae
Pesquisadores, instituições de ensino, organizações da sociedade civil, empresas e demais interessados em desenvolver pesquisas ou projetos de inovação em parceria com o Dmae devem formalizar a solicitação por meio do Portal de Serviços da Prefeitura de Uberlândia, selecionando o assunto “DMAE – Submissão de Pesquisa e Inovação (CTAPI)” e anexar toda a documentação exigida.
Também é possível realizar o protocolo presencialmente na Plataforma de Atendimento ao Público do Dmae, de segunda à sexta, das 8h às 17h, na Av. Rondon Pacheco, 6.400, bairro Tibery.
As reuniões ordinárias da CTAPI-Dmae são realizadas bimestralmente. Este ano estão previstas para hoje (22), 23 de setembro e 25 de novembro.
As propostas de pesquisa e inovação devem ser protocoladas com antecedência mínima de cinco dias da reunião em que se pretende a análise pelo colegiado.