A Prefeitura de Uberlândia está concluindo a montagem da tradicional barraca de apoio aos peregrinos, que, todos os anos, caminham até o Santuário de Nossa Senhora da Abadia, na cidade vizinha de Romaria (MG). A Barraca da Prefeitura, com cerca de 500 metros quadrados, será administrada pela Secretaria Municipal de Governo, via Diretoria de Operações e Manutenções (DOM), com apoio de outras secretarias municipais e ajuda de voluntários. Localizada próximo ao km 565, na BR-365, a estrutura ficará aberta ao público entre os dias 4 e 14 de agosto, véspera do dia dedicado à Nossa Senhora da Abadia, padroeira do Triângulo Mineiro.

Quem partir a pé de Uberlândia caminhará 88 quilômetros até Romaria e, na Barraca da Prefeitura, encontrará assistência médica e fisioterapêutica, aferição de pressão arterial, medicação, alimentos, água e internet wi-fi grátis. O espaço terá ainda energia elétrica e área para descanso e lava-pés. A Secretaria Municipal de Agronegócio disponibilizará banheiros químicos neste ponto e em outros trechos do percurso. A distribuição de sopa e outros alimentos doados pela comunidade será feita na cantina e no refeitório. Uma ambulância também ficará à disposição durante 24 horas. Os atendimentos no ponto de apoio serão feitos por voluntários.
O ponto de apoio existe há mais de 40 anos. Nesta edição, espera-se que cerca de 65 mil pessoas passem pela Barraca da Prefeitura de Uberlândia.