O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) iniciou, nesta semana, os serviços de horas-máquina em propriedades rurais de Uberlândia atendidas pelo Programa Buriti. A iniciativa contempla a execução de 2.640 horas de máquinas, além da utilização de rolo compactador e caminhão-pipa, para promover a conservação do solo, a proteção dos recursos hídricos e a preparação das áreas para o próximo período chuvoso.
Ao todo, serão executadas 880 horas de motoniveladora (patrola) e 1.760 horas de pá carregadeira, além de 110 diárias de rolo compactador e 110 diárias de caminhão-pipa, equipamentos fundamentais para garantir a qualidade e a eficiência das intervenções realizadas nas propriedades. O investimento é superior a R$ 1,3 milhão.
Nesta etapa, cerca de 25 propriedades rurais serão beneficiadas com serviços de construção e recuperação de curvas de nível, readequação de estradas, implantação de terraços e construção de barraginhas, estruturas que reduzem o escoamento superficial das águas da chuva, favorecem a infiltração no solo, minimizam processos erosivos e contribuem para a recarga dos lençóis freáticos.
O supervisor do Programa Buriti, Luiz Claudio Pereira da Silva, destaca que a estiagem é o período mais adequado para esse tipo de trabalho, permitindo que as áreas estejam preparadas para receber as chuvas e o plantio de mudas nativas.
“A estiagem oferece as condições ideais para executarmos os serviços de conservação do solo. Ao construirmos barraginhas, terraços e reforçarmos as curvas de nível neste período, conseguimos preparar as propriedades para reter melhor a água das chuvas, reduzir os processos erosivos e criar um ambiente favorável para o desenvolvimento das mudas que serão plantadas na próxima estação chuvosa. É um trabalho que gera benefícios diretos para os produtores rurais e para a preservação dos nossos recursos hídricos”, disse Luiz Claudio Pereira da Silva.
As intervenções fazem parte das ações permanentes do Programa Buriti, iniciativa do Dmae voltada à recuperação e preservação de nascentes, áreas de preservação permanente (APPs) e mananciais do município. Além dos serviços de horas-máquina, o programa desenvolve ações de cercamento de APPs, plantio de espécies nativas do Cerrado, educação ambiental e assistência técnica aos produtores rurais parceiros.
Com o planejamento das intervenções durante o período seco, o Dmae amplia a eficiência das ações de recuperação ambiental, garantindo melhores condições para o plantio das mudas no período chuvoso e fortalecendo a conservação dos recursos naturais de Uberlândia.