O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) encerrou, nesta quinta-feira (29), a programação da 2ª Semana Lixo Zero de Uberlândia, realizada entre os dias 24 e 29 de outubro. Ao longo do período, 150 pessoas participaram das atividades promovidas pela autarquia, que envolveram ações de conscientização ambiental, visitas técnicas, oficinas e iniciativas voltadas à destinação adequada dos resíduos sólidos.
A programação, aberta no dia 24, teve como objetivo estimular mudanças de hábitos e ampliar o conhecimento da população sobre a importância da coleta seletiva, da reciclagem, da compostagem e do consumo consciente. As atividades também buscaram aproximar a comunidade, instituições de ensino, empresas e organizações da sociedade civil das práticas sustentáveis desenvolvidas no município.
“A educação ambiental é fundamental para que a gestão adequada dos resíduos se torne um hábito cotidiano. O Dmae tem trabalhado para conscientizar a população sobre a importância de separar corretamente os materiais, aproveitar os resíduos orgânicos por meio da compostagem e reduzir o desperdício. São ações que dependem da participação de todos e que contribuem diretamente para uma cidade mais sustentável”, destacou o diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Dmae, Arthur Rosa Públio.
Entre as atividades realizadas estiveram a ação de conscientização no Parque do Sabiá, com orientações sobre a separação de resíduos orgânicos e rejeitos, o encontro Cidade Lixo Zero – Experiências de Sucesso, que apresentou projetos desenvolvidos pelo Dmae em parceria com outras instituições; e a implantação de residuários completos em espaços públicos e institucionais.
A programação também incluiu uma oficina de arte-compostagem voltada a professores e educadores de instituições públicas, o Tour Lixo Zero Uberlândia, com visitas ao aterro sanitário, ao Pátio de Compostagem, à Associação de Reciclagem Arca e ao futuro Centro de Educação Ambiental, além da participação em uma gincana escolar promovida pelo grupo Circulando 5R’s, na Escola Estadual Frei Egídio.
ReciclaUdi fortalece ações permanentes de sustentabilidade
As iniciativas desenvolvidas durante a Semana Lixo Zero integram os esforços permanentes do Dmae, seguindo diretriz do prefeito Paulo Sérgio, para incentivar práticas sustentáveis em Uberlândia, especialmente por meio do ReciclaUdi, programa que reúne ações de educação ambiental e conscientização sobre a gestão adequada dos resíduos.
O trabalho busca ampliar a adesão à coleta seletiva, estimular a separação dos materiais recicláveis, incentivar a compostagem dos resíduos orgânicos e promover o uso consciente dos recursos, reforçando a importância da responsabilidade compartilhada entre poder público, empresas e população.
Ao investir em informação, mobilização e educação ambiental, o Dmae busca contribuir para a redução do volume de resíduos encaminhados ao aterro sanitário, o melhor aproveitamento dos materiais e o fortalecimento de uma cultura de sustentabilidade no município. O encerramento da 2ª Semana Lixo Zero reforça, assim, o compromisso da autarquia com a continuidade dessas ações e com a construção de soluções que promovam uma gestão de resíduos cada vez mais responsável e participativa.