Na noite desta sexta-feira (27), foi apresentado em audiência pública pela Prefeitura de Uberlândia, por meio do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), a revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). O evento aconteceu no Auditório Cícero Diniz, no Centro Administrativo e contou com a apresentação de um diagnóstico das atividades referentes ao abastecimento de água, esgoto, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos, drenagem e manejo de águas pluviais urbanas. Também foram mostradas as propostas de melhorias do serviço adequando-se às necessidades atuais para os próximos anos.
Desde o dia 13 de setembro, está disponível no portal da Prefeitura e na página do Dmae a versão preliminar consolidada da Revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico. Os interessados em contribuir podem enviar sugestões até o dia primeiro de outubro, pelo email diagnosticosaneamento@uberlandia.mg.gov.br. Todos os comentários serão avaliados pelo Comitê Técnico de Regulação dos Serviços Municipais de Saneamento Básico (Cresan).
Após as contribuições e sugestões recebidas na audiência pública, a consultoria contratada para execução do trabalho fará a edição da versão final para a aprovação formal pelo Cresan em reunião ordinária ou extraordinária. Com a versão aprovada, o documento será homologado por decreto.
Uberlândia foi a primeira de Minas Gerais a implantar o plano, instituído pela Lei nº 11.291/2012. Na época, a iniciativa não se restringiu às áreas de abastecimento de água e esgoto, incluindo também limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, além de drenagem e manejo de águas pluviais.