Uma mistura de alegria, integração, ansiedade, muito treino e dedicação. Esse é o espírito que toma conta dos quatro Centros Educacionais de Assistência Integrada (Ceais) nos últimos dias de treino para a 9ª edição da Olimpíada do Idoso. O evento acontece nesta quinta-feira (24) no Estádio Airton Borges.
O evento é promovido pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação. A cerimônia de abertura começa às 9h com a condução da tocha por um representante de cada Centro Educacional de Assistência Integrada ao Idoso (Ceai), acendimento da pira olímpica, Coreografia de Bambolê, juramento e o hino nacional na voz do coral dos idosos.
Após a abertura, terão início as etapas finais da Olimpíada, nas modalidades cestobol (feminino e masculino), tênis de mesa (feminino e masculino), sinuca (feminino, masculino e duplas), dominó (misto), truco (misto), dama (misto), boliche (misto), bocha (misto) e chute a gol (misto). Participam mais de 80 idosos vencedores das etapas classificatórias dos quatro Ceais da cidade, de um total de mais de 800 idosos inscritos.

Selecionada para competir no boliche pelo Ceai Laranjeiras, Maria Helena Claudina, de 70 anos, não conteve a animação. “Estou adorando, estou amando. Vou desfilar com o bambolê, apesar de ter um pouco de vergonha, e vou competir no boliche também. Estou amando, está me fazendo muito bem. Ganhando ou perdendo, estou muito feliz”, contou.

Cada Ceai será representado por uma cor: amarelo (Ceai I – Rondon), azul (Ceai II – Laranjeiras), verde (Ceais III – Luizote) e rosa (Ceai IV – Guarani). “Isso muda a rotina do Ceai. É como se fosse uma explosão de animação, de alegria, de força de vontade e de superação”, comentou Wasley Rodrigues Santos, diretor de Proteção Básica ao Idoso e Deficiente.
“Desde a sua criação em 2010, a Olimpíada foi criada para promover a prática de atividades que estimulem a socialização, a competição saudável, atendendo a capacidade de concorrer de cada um.”, concluiu a secretária.