O movimento tomou conta do Teatro Municipal na noite desta terça-feira (29). Isso porque o local marcou a abertura oficial do 27º Festival de Dança do Triângulo, realizado pela Prefeitura de Uberlândia por meio da Secretaria Municipal de Cultura. Para abrir o evento com grande estilo, a companhia curitibana Balé Teatro Guaíra apresentou espetáculo “Carmen”. Na solenidade, a secretária municipal de Governo e Comunicação, Ana Paula Junqueira.

“Só tenho que agradecer e parabenizar a todos os envolvidos nesse festival, que deixará as próximas noites da cidade ainda mais lindas.”, afirmou.
A 27ª edição do festival seguirá até o dia 3 de novembro com espetáculos, oficinas de dança com companhias de renome nacional, mostras profissionais competitivas, mostras amadoras e mostras infantis. A programação, toda gratuita, vem para reforçar o apoio que município da à cultura. “O evento, que já é reconhecido como um dos principais do Brasil no segmento da dança, marca mais uma vez o nome de Uberlândia no incentivo à diversidade de estilos e ritmos, sejam profissionais ou amadores”, ressaltou a secretária municipal de Cultura, Mônica Debs.
Espetáculo “Carmen”
Convidada especialmente pela Secretaria Municipal de Cultura para a abertura do evento, a companhia curitibana Balé Teatro Guaíra apresentou o espetáculo “Carmem”. Segundo o diretor da companhia, Pedro Pires, é um momento especial vir a Uberlândia pela primeira vez, justamente para abrir o festival. “Trouxemos uma das tragédias mais conhecidas mundialmente que é “Carmen”. Um espetáculo cheio de movimentos e a altura de um festival como esse”, explicou.

Presente na plateia, a professora Leia Barbosa de Araújo parabenizou a realização do festival e o espetáculo apresentado nesta noite. “Foi envolvente, cheio de cores e emocionante. Eu, como cidadã, ressalto e parabenizo a promoção de um evento como esse, gratuito e muito bem feito”, elogiou.

Encerramento
O encerramento do 27º Festival de Dança do Triângulo está marcado para as 19h30 de domingo com o espetáculo “Atemporal”, da companhia convidada Raça Cia de Dança de São Paulo. A crítica de dança Amanda Queirós Gondim Bezerra, jornalista especializada em dança e mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, estará acompanhando todas as apresentações, emitindo pareceres que serão publicados no portal da Prefeitura.
Confira a programação completa do 27º Festival de Dança do Triângulo
Quarta-feira, 30 de outubro
19h30 – Mostra de Espetáculo com: Paraopeba Cia de Dança. Espetáculo: Tchibum.
20h30 – Apresentações das coreografias da Mostra Amadora
Quinta-feira, 31 de outubro
10h – Oficina de dança contemporânea com a Paraopeba Cia de Dança de Sete Lagoas
19h30 – Mostra de Espetáculo com Cia Bittencourt de Dança. Espetáculo: Empodere as mulheres.
20h30 – Apresentação das coreografias da Mostra Amadora
Sexta-feira, 1º de novembro
10h – Oficina de Jazz Dance com a Cia Bittencourt de Uberlândia
19h30 – Mostra de Espetáculo com Crütz Cia de Dança. Espetáculo: Geleia geral
20h30 – Apresentação das coreografias da Mostra Amadora
Sábado, 2 de novembro
10h – Oficina de dança com a Crütz Cia de Dança do Rio de Janeiro
16h – Apresentação das coreografias da Mostra Infantil
18h30 – Intervenção no Foyer
19h: Apresentação das coreografias da Mostra Profissional Competitiva
Domingo, 3 de novembro
10h – Oficina: curso de Jazz Dance com Jhean Alex, coreógrafo da Raça Cia de Dança de São Paulo
16h – Palco Livre
18h30 – Apresentação das coreografias da Mostra Amadora
19h30 – Cerimônia de Encerramento
20h – Companhia convidada de encerramento: Raça Cia de Dança de São Paulo. Espetáculo: Atemporal.
* Para a abertura e o encerramento do 27º Festival de Dança do Triângulo haverá distribuição de ingressos uma hora antes do espetáculo na bilheteria do Teatro Municipal.