Na tarde desta quinta-feira (10), cerca de 100 crianças e adolescentes receberam os certificados de participação no projeto Bombeiro Mirim – fruto de uma parceria da Prefeitura de Uberlândia com o Corpo de Bombeiros de Minas para promover cidadania, dedicação, altruísmo e civilidade.
Após a formação das turmas em 2017 e 2018, o projeto retornou neste ano quando um novo termo de cooperação foi firmado entre o Município, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação, e o Corpo de Bombeiros. Nestes três anos, foram atendidos mais de 200 garotos e garotas de 8 a 15 anos que já frequentavam os Núcleos de Apoio Integral à Criança e ao Adolescente (Naicas) dos bairros Jardim Célia e Pequis.
Práticas integrativas

Durante as atividades, sempre com a orientação dos militares, os jovens participantes puderam aprender noções de primeiros socorros e prevenção a afogamentos, bem como prevenção a acidentes domésticos, de trânsito e com incêndios.
São trabalhados ainda conceitos para preservação do meio ambiente, promoção de saúde e da higiene, educação no trânsito, cidadania, civismo e atividades recreativas. “Realmente é um projeto interessante e importante para a sociedade, porque visa trazer a criança para o batalhão e dar algumas noções não só de bombeiros, mas de sociabilidade em suas vidas”, ressaltou o coronel André Humia Casarim
A frequentadora do Naica Pequis Anne Luiza Rodrigues Santos, de 13 anos, faz uma reflexão sobre o aprendizado obtido ao longo dos últimos meses. “Achei esse projeto muito interessante, o contexto dele de ensinar várias coisas. Na minha opinião, toda criança que tiver oportunidade deveria fazer. São ensinamentos que a gente vai levar para a vida inteira. Aprendi que devemos ter um sentimento de amor diante das coisas”, destacou.
Programa tradicional

O programa Bombeiro Mirim foi idealizado e colocado em prática pela primeira vez ainda em 2005 Neste período, cerca de 300 crianças e adolescentes foram atendidos. Depois de ter permanecido inativo entre 2013 e 2016, foi retomado em virtude de sua importância social.