Auxiliar as pessoas no processo de reinserção e prepará-las para superar possíveis sentimentos de recaídas. É com essa missão que a Secretaria Municipal de Prevenção às Drogas, Defesa Social e Defesa Civil realiza inúmeras visitas nas comunidades terapêuticas que são subvencionadas pela administração municipal.
Na manhã desta terça-feira (10), a equipe do Núcleo de Reinserção Social (NRS) foi até a comunidade terapêutica Grupo Salva Vidas, localizada no bairro Panorama, para levar as atividades do Superar-te. O projeto foi lançado em julho de 2018 e tem o objetivo de contribuir com o processo de reabilitação e de reinserção social dos acolhidos.
Em um primeiro momento, a psicóloga do Município Núbia Oliveira teve uma conversa com os atendidos. “O objetivo é possibilitar um diálogo entre todos para que a gente aborde todo o processo de reabilitação e de reinserção após a saída da comunidade, além de prepará-los para enfrentar as recaídas que irão aparecer”, destacou. Depois, os acolhidos participaram de atividades de alongamento e relaxamento.
De acordo com a psicóloga da instituição e uma das coordenadoras, Jéssica Lemos, a parceria com a Prefeitura é fundamental para dar continuidade ao trabalho. “Nós realizamos o acolhimento voluntário de dependentes químicos em caráter residencial. Atualmente são em torno de 20 pessoas e recebemos a visita do Superar-te desde o ano passado. É sempre uma experiência enriquecedora e com vários ensinamentos”, destacou.

Em visitas anteriores, a equipe da Secretaria promoveu oficinas de customização de camisetas e confecção de tapetes. O Grupo Salva Vidas conta ainda com horta, pomar, uma mini granja e cursos de capacitação.