Um espaço importante para a classe artística e para a população uberlandense faz aniversário nesta sexta-feira (20). Com sete anos de contribuição às mais variadas ramificações do meio artístico, o Teatro Municipal tem grandes motivos para comemorar. Em 2019, o equipamento bateu todos os recordes, com 244 apresentações e um público de 130 mil pessoas. Desde 2017, 360 mil espectadores prestigiaram 653 espetáculos.
A secretária municipal de Cultura, Mônica Debs, celebra a data e ressalta o empenho da gestão na democratização do espaço. “Proporcionamos diversas formas de incentivo para que o espaço seja utilizado ao máximo. Por isso, realizamos e apoiamos inúmeros eventos em seu palco, além de divulgar constantes editais de ocupação. Esse número considerável de público muito nos orgulha e demonstra que estamos no caminho certo”, destacou.
Presente para a comunidade
Como presente para o espaço e para a população, 2019 foi o marco da primeira grande revitalização desde que o espaço cultural foi inaugurado em 2012. Na parte cenotécnica, as melhorias abrangeram toda a parte mecânica e elétrica do palco, incluindo varas elétricas e manuais, regularizadores verticais e horizontais, elevador de orquestra e todas as cortinas que permitem projeções em fundos preto e branco, além da segurança em caso de incêndios, entre outros.
Neste ano, o público, artistas e servidores também desfrutaram da regularização nos pisos do palco, subsolo, térreo e primeiro piso, portão do palco externo, reajustes nas portas, reposição da cobertura da casa das máquinas e revitalização de toda a estrutura elétrica, incluindo luzes de serviço, sinalizadores e iluminação externa.
Estrutura e funcionamento
O Teatro Municipal, inaugurado em 2012, dispõe de uma área interna com 819 poltronas – incluindo algumas destinadas a obesos e deficientes físicos -, além da área externa, com capacidade para receber mais 20 mil pessoas. Em uma área total de 67 mil metros quadrados, possui cinco mil metros quadrados de área construída.
O palco funciona com duas funções distintas: a primeira de servir ao teatro propriamente dito, em sua função tradicional; a outra, mais vanguardista, abre espaço para espetáculos populares. O palco pode ser aberto para a parte externa do teatro, transformando-se em um grande anfiteatro com capacidade para mais de 20 mil pessoas.
*Os dados foram contabilizados até 18/12/2019