Na tarde deste domingo (22), várias crianças de 5 a 12 anos puderam fazer do passeio no Zoológico um momento de recreação e muito aprendizado graças ao projeto “Conhecendo o Zoológico de uma maneira divertida”, idealizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos.
Teatro de fantoches, oficinas de desenho e desenho de animais do plantel para colorir, pintura facial e massinha fizeram parte da programação. A iniciativa foi realizada em parceria com o Grupo de Estudos de Conservação da Biodiversidade do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Acompanhada dos pais, Ana Clara Dias e Silva, de oito anos, participou da segunda de três turmas das oficinas. Ela levou para casa a pintura de uma coruja e um tigre no braço e, também, muito conhecimento.
“Eu achei muito legal, fiz massinha, adorei pintar e colorir. Temos que cuidar bem dos animais, a historinha do teatro contou que é importante não jogarmos objetos nos animais pois eles podem se machucar“, disse.
A coordenadora do Núcleo Técnico de Flora do Zoológico, Flávia Borges, destaca que o público infantil é receptivo a novos conhecimentos, com curiosidade e vontade de explorar o ambiente.
“Trabalhar conceitos relacionados à educação ambiental ajudará a torná-las disseminadas de conhecimento e adotar posturas que contribuirão para a preservação do meio ambiente e desenvolver um novo olhar relacionado aos animais do zoológico”, destacou.
Mais projetos
A atividade deu início às ações de educação ambiental que a gestão municipal visa expandir por meio de parcerias que disseminem conhecimento e aproximem a população do espaço. Atualmente, o ponto turístico conta com um plantel de mais de 150 animais, entre répteis, aves, mamíferos, felinos e primatas.
