Desde dezembro, 39 locais do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), entre estações elevatórias de esgoto, estações de tratamento de água e esgoto, unidades descentralizadas e as áreas dos distritos, foram vistoriados e limpos pela equipe de Mobilização Social do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). A iniciativa integra as ações de combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela.
Na ação, os agentes verificam os locais em busca de possíveis focos do mosquito, retiram objetos que podem acumular água e orientam os funcionários da autarquia em ações de prevenção a possíveis criadouros.
Segundo o Dmae, esta é uma das ações estabelecidas com a criação da Comissão Permanente de Combate a Focos do Mosquito Transmissor da Dengue (CPCD). As ações de vistoria, limpeza e capacitação dos funcionários devem se estender pelos próximos 60 dias, abrangendo todos os locais da autarquia.
Em novembro do ano passado, parte dos servidores já recebeu uma capacitação, na qual os agentes passaram informações sobre o combate ao vetor da dengue e ressaltaram a importância de transformar as ações de combate em hábitos do dia a dia.