Já estão disponíveis no YouTube as videoaulas produzidas pelas equipes dos quatro Centros Educacionais de Assistência Integrada do Idoso (Ceais). O projeto “Ceai em Casa”, pensado e criado para manter os idosos em movimento e aumentar o seu bem-estar durante a pandemia do coronavírus (Covid-19), pode ser acessado por toda a comunidade gratuitamente (clique aqui). A iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth) busca também amenizar possíveis efeitos causados pelo distanciamento social necessário nesta época.
Como conteúdo, toda a comunidade pode ter acesso a vídeos que abordam atividades físicas, informática, trabalhos manuais como crochê, artesanato, entre outros. Há, ainda, orientações fisioterapêuticas, cuidados domésticos e dicas de prevenção ao coronavírus. Os primeiros vídeos também possuem conteúdos educativos, mostrando as maneiras de acesso ao YouTube. Como forma de compartilhamento, a Prefeitura realizou o registro das pessoas atendidas para inseri-las em grupos do Whatsapp, onde os links dos vídeos serão publicados.
“Já temos mais de 90 vídeos publicados com os mais diversos conteúdos. Essa é uma ótima maneira que encontramos de manter os idosos em movimento e praticando os exercícios que eram cotidianos. Decidimos então gravar esses vídeos com os próprios professores como uma forma de diminuir o isolamento e possibilitar esse contato virtual com quem eles já estavam tão acostumados. Uma ação que pode fazer a diferença na vida de muita gente”, destacou a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação, Iracema Marques.
O acesso aos materiais pode ser feito ao buscar por “Ceai em Casa” no YouTube ou por meio do Portal da Prefeitura.