Incrementando os espaços públicos com biodiversidade e oferecendo lazer e qualidade de vida à comunidade, a Prefeitura de Uberlândia inaugurou, nesta quarta-feira (1º), a praça Júlio César Domingues Bortolato, no bairro Pampulha, e a praça Francisca Teodora, no Vigilato Pereira. A iniciativa conduzida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos integra o conjunto de melhorias em áreas verdes, realizadas como medida compensatória para intervenções que foram necessárias em Áreas de Preservação Permanente (APPs) do município.
Com aproximadamente 8 mil metros quadrados, a área situada entre as ruas Conselheiro Lafaiete, Leopoldo Bulhões, Oliveira Lima e Brigadeiro Luís Antunes, no bairro Pampulha, é a primeira a receber o projeto ‘Frutifica’, que consiste na implantação de pomares com espécies nativas do cerrado em praças públicas. O modelo adotado deverá ser replicado em diversos setores da cidade.

Os benefícios incluem recomposição paisagística e do solo, qualidade de vida e oferta de alimentos saudáveis para a fauna e população local. O pomar implantado conta com 21 mudas definidas pelo Horto Municipal, com base em análise técnica. As espécies escolhidas foram: espécies de pequi, amoreira, pitangueira, romã, goiabeira acerola, araçá do campo, uvaia, palmeira e jerivá. Durante o plantio, foram repassadas instruções à população sobre os cuidados necessários.
Já na praça Francisca Teodora, no Vigilato Pereira, a revitalização da flora somou, às 19 espécies já existentes, mudas de tumbérgias, ipês-roxos e árvores frutíferas, tais como amora, acerola e seriguela. A área verde foi planejada para oferecer descanso e sombreamento com um pergolado, em um espaço de 3.310 metros quadrados entre a rua Joanico Rodrigues da Cunha e avenida Jacó Faina.

As opções de lazer também foram reforçadas com playground e equipamentos de academia nas praças. Na área do Pampulha, um dos diferenciais é a inserção de um campo de gramado, contribuindo com a recreação e prática esportiva.
As duas áreas verdes contam com bancos e rampas de acessibilidade nas esquinas e acessos aos equipamentos. Somada à iluminação das vias ao redor, as praças também ganharam iluminação interna, garantindo mais segurança aos frequentadores.