O aplicativo Salve Maria lançado pela Prefeitura de Uberlândia no início de 2019 já auxiliou 900 vítimas em diferentes situações de violência. Graças aos bons resultados da iniciativa, outros municípios têm mostrado interesse em fazer uso da ferramenta. Nesta semana, a gestão municipal assinou um termo de cooperação técnica com a cidade de Patos de Minas, permitindo que o município do Alto Paranaíba também passe a utilizar o recurso. Atualmente, 8.300 pessoas em Uberlândia já realizaram o download do app, disponível nas plataformas Android e iOS.
O Salve Maria foi desenvolvido pela empresa pública Processamento de Dados de Uberlândia. O objetivo é facilitar a denúncia de diferentes tipos de violência contra a mulher, permitindo que a pessoa denuncie abusos de forma rápida e precisa, por meio de um canal direto com a Polícia Militar (PM).
Por rápidos comandos no celular, o Salve Maria Uberlândia permite reportar à polícia violências de ordem física, psicológica, patrimonial, moral e sexual. Também é possível informar se o caso está ocorrendo no exato momento da denúncia. Em ocorrências de extrema urgência, basta que a denunciante utilize o “botão do pânico” para acionar imediatamente a presença dos policiais militares.
Proteção à mulher uberlandense
O aplicativo foi lançado no mesmo dia em que a Prefeitura de Uberlândia inaugurou a Casa da Mulher, um espaço reúne inúmeras políticas públicas afirmativas em favor das mulheres. O equipamento, administrado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação, atende, acolhe e encaminha aos programas de proteção mulheres vítimas de violência conjugal e intrafamiliar (física, psicológica ou sexual) em parceria com a Delegacia Especializada da Mulher e ONG’s e Defensoria Pública. Entre janeiro e junho deste ano, o local registrou 3.426 atendimentos.
Conheça o Salve Maria!
Disponível na App Store e na Play Store
Casa da Mulher
Avenida Nicomedes Alves dos Santos, nº 727, bairro Lídice
Atendimento: segunda a sexta-feira – 8h às 18h
Telefone: (34) 3231-3756
Central de atendimento à mulher em situação de violência:
Ligue 180 – 24h por dia