A Prefeitura de Uberlândia iniciou nesta segunda-feira (24) os atendimentos na nova sede do Sistema Nacional de Emprego (Sine), localizada no Centro Profissionalizante do bairro Lagoinha, na rua São Francisco de Assis, 1.070. A mudança permitiu diversas melhorias no serviço, como espaço mais amplo e proximidade do corredor de ônibus da avenida João Naves de Ávila, o que garante mais agilidade e comodidade para quem utiliza o transporte público. A alteração foi possível após o acordo de cooperação firmado neste mês entre os governos municipal e estadual.
O novo Sine foi preparado para fazer até 250 atendimentos diários, totalizando aproximadamente cinco mil pessoas beneficiadas mensalmente. A estrutura funciona de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 17h. Para realizar os atendimentos, a Sedesth disponibilizou equipamentos, infraestrutura, contratação e condução da mão de obra com 12 servidores, bem como todos os demais aspectos para o correto funcionamento do serviço. Consciente da importância da prevenção ao novo coronavírus, a equipe da Sedesth também tomou todas as medidas necessárias para o momento, como distanciamento social, aferição de temperatura corporal e regras de higienização do espaço e dos equipamentos.
Michely Maria Gomes Pereira foi ao Sine e recebeu duas cartas de apresentação, sendo uma para vaga de auxiliar administrativo e outra para atendente de farmácia. “Estou desempregada há quatro meses, mas isso é passado. Agora eu sinto que vai dar certo e voltarei a trabalhar”, disse.
Atuação em benefício do trabalhador

O novo Sine presta orientação profissional e intermediação da mão de obra com a intenção de inserir ou recolocar o trabalhador no mercado de trabalho de maneira ágil, minimizando os impactos sociais causados pelo desemprego. Os empregadores também foram beneficiados pois está mais fácil o acesso deles aos trabalhadores, facilitando a seleção de futuros colaboradores.
No segmento de atuação os serviços envolvem requisições de seguro desemprego e Carteira de Trabalho. Quem está sem emprego e busca atendimento no Sine preenche um cadastro no qual apresenta sua qualificação profissional e experiência. Em um sistema integrado, os servidores farão pesquisas diárias em busca de uma vaga compatível.
Outra importante atuação envolve o encaminhamento de profissionais à ampla rede de capacitação oferecida pelo município nos cinco Centros Profissionalizantes e na Estação da Juventude, aprimorando as suas habilidades e chances de conseguir um vínculo empregatício.