Iniciativas adotadas pela Prefeitura

  1. Reabertura do prédio do antigo Hospital Santa Catarina
    Ao todo, serão disponibilizados, neste primeiro momento, 20 leitos de UTI e cerca de 66 de enfermaria, com possibilidade de ampliação para mais 10 leitos de UTI e outros 20 de enfermaria. Acesse aqui a matéria completa.
  2. Contratação de laboratório para realização de testes de Covid-19
    A Prefeitura de Uberlândia segue com ações para amenizar os efeitos do novo coronavírus na cidade. Enquanto aguarda o envio de kits de testes de Covid-19 pelo Governo do Estado de Minas Gerais, a gestão municipal contratou o Laboratório Check-up, aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para acelerar o diagnóstico de pacientes em Uberlândia. Os exames devem ficam prontos entre três e quatro dias.Acesse aqui a matéria completa.
  3. Compra de testes rápidos. Uma ação da Prefeitura, MPT e Justiça do Trabalho
    Integrante do Comitê Municipal de Enfrentamento ao Covid-19, o Ministério Público do Trabalho (MPT) teve deferido, na última quinta-feira (2), pela Justiça do Trabalho, o pedido de liberação de R$ 1 milhão para a compra de 10 mil testes rápidos para avaliação de pacientes com suspeita de estarem com o vírus no Município ou que tiveram contato com pessoas infectadas, dando-se prioridade para os profissionais que atuam nas unidades de saúde (incluindo vigilantes e equipe de limpeza). Acesse aqui a matéria completa.
  4. Consulta virtual – Atendimento médico por WhatsApp
    Desde o dia 27 de março, as pessoas que estão com sintomas suspeitos da Covid-19 podem receber mais informações sobre a doença e atendimento médico por meio de uma consulta virtual pelo “Zap da Prefeitura”, que funciona no número (34) 9.9774-0616. Acesse aqui a matéria completa.
  5. Escola em Casa – Plataforma digital para apoio aos alunos da rede municipal
    Alunos da Rede Municipal de Ensino agora contam com uma ferramenta de apoio para estudos fora do ambiente escolar: é a plataforma digital “Escola em Casa”. Disponível no Portal da Prefeitura de Uberlândia, o recurso foi desenvolvido com o objetivo de garantir que os estudantes mantenham um rotina educacional durante o período de suspensão temporária das aulas- uma das medidas adotadas pela administração municipal dentro da política de enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19). Acesse aqui a matéria completa.
  6. Acolhimento psicológico virtual para profissionais de saúde
    Na linha de frente do combate à pandemia mundial provocada pelo novo agente do coronavírus, os profissionais da saúde estão diante de uma situação atípica e lutando contra um inimigo invisível, que provoca uma doença ainda sem tratamento específico e que também não tem vacina. Para lidar com os vários sentimentos que surgem diante deste cenário, a Prefeitura de Uberlândia iniciou, nesta quarta-feira (8), um acolhimento psicológico para os profissionais da saúde da rede municipal por meio do aplicativo Whatsapp. Acesse aqui a matéria completa.
  7. Higienização em locais onde de maior movimentação de pessoas
    O Município está fazendo uso de três caminhões pipas, com capacidade de 15 mil litros cada, contendo hipoclorito de sódio. O líquido à base de cloro a 12% será diluído na água. A higienização é realizada por dois servidores em cada caminhão, com equipamentos de proteção individual (EPIs), que pulverizam o líquido na calçada, nos locais de apoio e próximo à rua. Acesse aqui a matéria completa.
  8. Suspensão temporária dos cortes no fornecimento de água
    O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) tomou algumas medidas em relação aos serviços prestados devido à pandemia do Coronavírus. Entre as ações, estão a suspensão do corte de fornecimento de água, caso o contribuinte esteja inadimplente. No entanto, as leituras continuam sendo realizadas diariamente, o que não isenta a necessidade do pagamento. A orientação é que o consumidor não deixe de efetuar os pagamentos em dia, para não incorrer em multas e juros.Acesse aqui a matéria completa.
  9. Suspensão dos atos de cobrança da Procuradoria Geral do Município
    Conforme a portaria publicada no Diário Oficial do Município (DOM), estão suspensos por 30 dias o encaminhamento da Notificação de Existência de Débito perante os Correios, o apontamento de Certidão de Dívida Ativa diante do Tabelionato de Protestos e a inscrição de crédito tributário e não tributário em dívida.Acesse aqui a matéria completa.
  10. Cultura em Casa – Plataforma digital de acesso à cultura
    Com o distanciamento social e o isolamento provocados pela pandemia do coronavírus (Covid-19), a Prefeitura de Uberlândia vem desenvolvendo maneiras de promover o bem-estar da população. Prova disso é o novo espaço criado pela Secretaria Municipal de Cultura no Portal da Prefeitura: o “Cultura em Casa” (clique aqui). Nesse ambiente virtual, a população encontra diversos materiais, como vídeo-oficinas, apresentações artísticas e cartilhas com informações sobre o patrimônio histórico da cidade. Acesse aqui a matéria completa.
  11. Ceai em Casa – Videoaulas de atividades para idosos
    Com as atividades dos Centros Educacionais de Assistência Integrada do Idoso (Ceais) paralisadas devido à pandemia do Coronavírus (Covid-19), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth) desenvolveu uma forma de manter o público do espaço em movimento. Desde do dia 13 de abril, estão sendo publicados vídeos no YouTube contendo aulas produzidas pelos professores. O objetivo é, mesmo à distância, continuar zelando pela saúde e bem-estar da população da terceira idade. Acesse aqui a matéria completa.  
  12. Suspensão dos atendimentos presenciais e ampliação dos serviços digitais e por telefone
    O atendimento ao público está suspenso temporariamente devido à pandemia do Coronavírus (COVID-19). No período, a população poderá continuar utilizando todos os serviços municipais disponíveis nas plataformas online do Município, como o “Zap da Prefeitura” (34 9 9774-0616), redes sociais e o Portal da Prefeitura (www.uberlandia.mg.gov.br). Além disso, cada secretaria municipal estará de prontidão para atender ligações da comunidade. Acesse aqui a matéria completa. 
  13. Manutenção dos serviços essenciais 24h para atender o cidadão 
    Entre as diversas medidas adotadas pela Prefeitura de Uberlândia para garantir a segurança da população em meio à pandemia do novo coronavírus, a manutenção de serviços essenciais está entre os compromissos da administração municipal. Com números telefônicos funcionando 24h, o Sistema Integrado de Atendimento a Trauma e Emergência (Siate), a Defesa Civil e o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) estão à disposição para auxiliar os moradores em situações emergenciais. Acesse aqui a matéria completa. 
  14. “EducAção Virtual” – Plataforma de ensino online disponibiliza jogos e palestras de educação ambiental
    Diante das ações de prevenção à propagação do novo coronavírus, o Programa Escola Água Cidadã (Peac) do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) passou a buscar alternativas de permanecer com as ações de educação ambiental. Por isso, desde 6 de abril, deu início ao projeto “EducAção Virtual”, disponível na plataforma Google Classroom. Acesse aqui a matéria completa.
  15. Boletim Municipal do Coronavírus por meio da plataforma Microsoft Power BI, disponível no site da Prefeitura
    Para garantir que a população tenha acesso a informações transparentes e atualizadas, a Prefeitura de Uberlândia disponibilizou uma nova área em seu portal eletrônico. Ao acessar o endereço www.uberlandia.mg.gov.br/coronavirus/boletim-municipal-informe-epidemiologico/, o munícipe visualiza o Boletim Municipal Diário do novo Coronavírus (Covid-19). Acesse aqui a matéria completa.
  16. Aulas online de mix dance
    Diante do isolamento social provocado pela Covid-19, a orientação é que as pessoas pratiquem exercícios físicos dentro de suas casas. Pensando nisso, a Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) passou a oferecer aulas online de mix dance. A atividade é ministrada no Facebook do Parque do Sabiá, de segunda a sexta-feira, sempre às 18h30. Acesse aqui a matéria completa.

Notícias