Mês da Consciência Negra

Oficina da Boneca Abayomi

Oficineira: Mary Ângela

Contação de histórias para crianças: A princesa Violeta e outras…

Contadora: Dândara Gabrielli

“Vinte de Novembro: Consciência negra e memórias.”

Palestrante: Maria Laura Pacheco

Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), professora da rede estadual de educação de Minas Gerais, Presidenta do Grupo de Consciência Negra de Uberlândia (GRUCON) e Pesquisadora Associada do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal de Uberlândia (NEAB-UFU).

Portfólio da Exposição Virtual Congado – Repercussões Plásticas

Canal TV Redpac – Entrevista com Celio ( Mestre Boa Vontade ) em Uberlândia MG

Filme da semana aborda medicina e racismo nos Estados Unidos de 1930

O projeto Tela Preta dessa semana indica o filme Quase Deuses, de Joseph Sargent, que conta a história de um grupo de médicos e assistentes responsáveis por criar um famoso método cirúrgico. Em plena crise financeira na década de 30, a obra discute temas como preconceito, interesses pessoais e o avanço científico. Vale a pena assistir!

Canal TV Redpac – Rede Parceira de Apoio a Capoeira

Canal TV Redpac – Prefeitura Municipal de Uberlândia MG e Secretaria de Cultura.
Entrevista com Clayson ( Mestre Dizel ) em Uberlândia MG.

Mais Cultura em Casa pra você

Nesta semana, o projeto Tela Preta indica o filme ‘Branco sai, preto fica’ do diretor brasileiro Adirley Queirós. A trama conta a história de dois homens que tiveram suas vidas marcadas após um tiroteio em um baile de Black Music. Não deixe de assistir. 🎥

Canal TV REDPAC – Rede parceira de apoio a capoeira

Canal TV Redpac – Rede Parceria de Apoio a Capoeira. Prefeitura Municipal de Uberlândia e Secretaria de Cultura. Entrevista de Capoeira com Antônio ( Contramestre Neto ) em Uberlândia MG. #Instagram #Facebook #capoeira

Canal TV Redpac – Rede Parceira de Apoio a Capoeira. Prefeitura Municipal de Uberlândia MG

Canal TV Redpac – Prefeitura Municipal de Uberlândia MG e Secretaria de Cultura. Entrevista de Capoeira com Antônio ( Mestre Alemão ) em Uberlândia MG.

Mais uma dica de filme do nosso projeto Tela Preta 🎥

O filme dessa semana se passa no recôncavo baiano, a trama conta a história de Margarida que vive isolada pela dor da perda do filho. O longa metragem Café com Canela mostra como uma ex-aluna ajudou Margarida a iniciar um processo de transformação, marcado por visitas, faxinas e muito café com canela. Assista!

Tela Preta indica filme sobre modelo e ativista social da Somália

A dica do projeto, desta semana, é o drama que narra a trajetória de Waris Dirie, que após fugir de um casamento arranjado aos 13 anos, conquistou as passarelas do mundo da moda. Atualmente, ela é embaixadora da ONU e luta em favor das mulheres africanas. O filme foi produzido em 2009 e é inspirado em sua própria autobiografia. Não perca!

Tela Preta

Que tal assistir um filme nesta sexta?

O projeto Tela Preta desta sexta-feira traz a dica do filme O GRANDE DESAFIO do diretor e também ator Denzel Whashington. O drama é inspirado em uma história real da década de 30 e narra a história de um professor que motivou alunos, mesmo com a educação segregada racialmente, a formar a 1° equipe de debate e desafiar a então invicta faculdade de Havard. As abordagens permitirão ponderar sobre o contexto racial e a educação de um modo geral. O filme completo você confere nas plataformas digitais, aproveitem!

Tela Preta 2

O projeto Tela Preta, cinema afro afirmativo desta sexta-feira, traz a dica do filme Wilson Simonal – Ninguém sabe o duro que dei, documentário brasileiro dirigido por Cláudio Manoel, Micael Langer e Calvito Leal. No filme, você vai conhecer, ou relembrar a trajetória de Wilson Simonal, um verdadeiro showman da MPB na década de 60 e 70. Um enredo repleto de depoimentos de personalidades do meio artístico e musical que nos permite compreender o período ditatorial e como a difamação e o racismo, apagaram a memória cultural de um artista consagrado. Confiram!!

Link do vídeo: https://youtu.be/ItVY5xs3_VM

Projeto Tela Preta

O projeto Tela Preta, cinema afro afirmativo desta sexta-feira, traz a dica do filme RAÇA do diretor australiano Stephen Hopkins. O longa metragem é uma cinebiografia do atleta negro norte americano Jesse Owens. O “Cultura em Casa” dessa semana nos permitirá refletir sobre o racismo no esporte e aproximar a abordagem da época com os tempos atuais. O filme está disponível nas plataformas digitais, aproveitem!

Tela Preta

O TELA PRETA foi um projeto idealizado pela Diretoria de Igualdade Racial (DIIGUAL) da Secretaria Municipal de Cultura, com o intuito de problematizar através do recurso audiovisual a cultura negra e a desconstrução do racismo. O propósito é colaborar com o debate das temáticas étnico-raciais trazendo à cena filmes de distintas direções nacionais e internacionais, que fomente reflexões sobre a situação dos negros e negras por meio do cinema. Para abrirmos esse primeiro bloco, convidados o Prof. Dr. João Gabriel N. Nganga, pesquisador de temas sobre a mídia negra, falando um pouco da proposta do seu projeto aprovado no Programa Municipal de Incentivo à Cultura- PMIC intitulado “A coisa tá preta” (2011). Todas as sextas-feiras o Cultura em Casa contribuirá com sugestão de um filme/curta com referências às questões raciais para o exercício de aproximarmos esse debate das nossas vivências cotidianas. Convidamos toda comunidade para fazerem parte desse projeto!