Portfólio da Exposição Virtual Congado – Repercussões Plásticas

Canal TV Redpac – Entrevista com Celio ( Mestre Boa Vontade ) em Uberlândia MG

Filme da semana aborda medicina e racismo nos Estados Unidos de 1930

O projeto Tela Preta dessa semana indica o filme Quase Deuses, de Joseph Sargent, que conta a história de um grupo de médicos e assistentes responsáveis por criar um famoso método cirúrgico. Em plena crise financeira na década de 30, a obra discute temas como preconceito, interesses pessoais e o avanço científico. Vale a pena assistir!

Canal TV Redpac – Rede Parceira de Apoio a Capoeira

Canal TV Redpac – Prefeitura Municipal de Uberlândia MG e Secretaria de Cultura.
Entrevista com Clayson ( Mestre Dizel ) em Uberlândia MG.

Mais Cultura em Casa pra você

Nesta semana, o projeto Tela Preta indica o filme ‘Branco sai, preto fica’ do diretor brasileiro Adirley Queirós. A trama conta a história de dois homens que tiveram suas vidas marcadas após um tiroteio em um baile de Black Music. Não deixe de assistir. 🎥

Canal TV REDPAC – Rede parceira de apoio a capoeira

Canal TV Redpac – Rede Parceria de Apoio a Capoeira. Prefeitura Municipal de Uberlândia e Secretaria de Cultura. Entrevista de Capoeira com Antônio ( Contramestre Neto ) em Uberlândia MG. #Instagram #Facebook #capoeira

Canal TV Redpac – Rede Parceira de Apoio a Capoeira. Prefeitura Municipal de Uberlândia MG

Canal TV Redpac – Prefeitura Municipal de Uberlândia MG e Secretaria de Cultura. Entrevista de Capoeira com Antônio ( Mestre Alemão ) em Uberlândia MG.

Mais uma dica de filme do nosso projeto Tela Preta 🎥

O filme dessa semana se passa no recôncavo baiano, a trama conta a história de Margarida que vive isolada pela dor da perda do filho. O longa metragem Café com Canela mostra como uma ex-aluna ajudou Margarida a iniciar um processo de transformação, marcado por visitas, faxinas e muito café com canela. Assista!

Tela Preta indica filme sobre modelo e ativista social da Somália

A dica do projeto, desta semana, é o drama que narra a trajetória de Waris Dirie, que após fugir de um casamento arranjado aos 13 anos, conquistou as passarelas do mundo da moda. Atualmente, ela é embaixadora da ONU e luta em favor das mulheres africanas. O filme foi produzido em 2009 e é inspirado em sua própria autobiografia. Não perca!

Tela Preta

Que tal assistir um filme nesta sexta?

O projeto Tela Preta desta sexta-feira traz a dica do filme O GRANDE DESAFIO do diretor e também ator Denzel Whashington. O drama é inspirado em uma história real da década de 30 e narra a história de um professor que motivou alunos, mesmo com a educação segregada racialmente, a formar a 1° equipe de debate e desafiar a então invicta faculdade de Havard. As abordagens permitirão ponderar sobre o contexto racial e a educação de um modo geral. O filme completo você confere nas plataformas digitais, aproveitem!

Tela Preta 2

O projeto Tela Preta, cinema afro afirmativo desta sexta-feira, traz a dica do filme Wilson Simonal – Ninguém sabe o duro que dei, documentário brasileiro dirigido por Cláudio Manoel, Micael Langer e Calvito Leal. No filme, você vai conhecer, ou relembrar a trajetória de Wilson Simonal, um verdadeiro showman da MPB na década de 60 e 70. Um enredo repleto de depoimentos de personalidades do meio artístico e musical que nos permite compreender o período ditatorial e como a difamação e o racismo, apagaram a memória cultural de um artista consagrado. Confiram!!

Link do vídeo: https://youtu.be/ItVY5xs3_VM

Projeto Tela Preta

O projeto Tela Preta, cinema afro afirmativo desta sexta-feira, traz a dica do filme RAÇA do diretor australiano Stephen Hopkins. O longa metragem é uma cinebiografia do atleta negro norte americano Jesse Owens. O “Cultura em Casa” dessa semana nos permitirá refletir sobre o racismo no esporte e aproximar a abordagem da época com os tempos atuais. O filme está disponível nas plataformas digitais, aproveitem!

Tela Preta

O TELA PRETA foi um projeto idealizado pela Diretoria de Igualdade Racial (DIIGUAL) da Secretaria Municipal de Cultura, com o intuito de problematizar através do recurso audiovisual a cultura negra e a desconstrução do racismo. O propósito é colaborar com o debate das temáticas étnico-raciais trazendo à cena filmes de distintas direções nacionais e internacionais, que fomente reflexões sobre a situação dos negros e negras por meio do cinema. Para abrirmos esse primeiro bloco, convidados o Prof. Dr. João Gabriel N. Nganga, pesquisador de temas sobre a mídia negra, falando um pouco da proposta do seu projeto aprovado no Programa Municipal de Incentivo à Cultura- PMIC intitulado “A coisa tá preta” (2011). Todas as sextas-feiras o Cultura em Casa contribuirá com sugestão de um filme/curta com referências às questões raciais para o exercício de aproximarmos esse debate das nossas vivências cotidianas. Convidamos toda comunidade para fazerem parte desse projeto!