Dia do Historiador e Dia do Patrimônio Cultural

Casa da Cultura

Sr. Ronald Gonçalves é um dos filhos do Dr. Laerte Vieira Gonçalves, médico tradicional da cidade e um dos proprietários da Casa da Cultura.

Neste vídeo ele conta histórias interessantes dos anos que viveu na Casa com sua família e fatos da época.

Messias de Carvalho – Projetista de Cinema

Sr Messias, hoje aposentado, trabalhou em todos os cinemas da cidade por mais de 2 décadas. Neste vídeo, ele mostra como operava um Projetor de 35 mm que hoje está em exposição na Casa da Cultura e histórias da época.

Essa parte de mim – A caminho de Santiago de Compostela

“ESSA PARTE DE MIM” é produto do projeto 100 Milhas ao redor do Mundo. Foi filmado em Setembro de 2017 quando Luciano Araújo atravessou o norte da Espanha correndo pelo caminho de Santiago de Compostela.

Imagens (GoPro 5 Black): Luciano Araújo
Edição: Lucas (Sanfona Filmes) Direção:
Daniel Labanca (Sanfona Filmes – https://www.sanfonafilmes.com.br) @DanielLabanca
Áudio: Paulinho (Batuki)
http://www.batuki.com.br/
Projeto e Planejamento: Tatiana Parreira (Tatiana Parreira projetos e Propósitos)

“Olhar Descalço”

Um olhar de meninos, com vivência de rua, através da cidade. Olhares mediados pela câmera. Situações-acontecimentos onde personagens e realizadores se tornam indiscerníveis. Mais que uma realidade, uma nova realidade. Ano de produção 2005/2006

Piano em Conserto – Documentário

Documentário Colorido – 15min – Uberlândia – BRA – 2011
Ficha Técnica:
Escrito e Dirigido por: Iara Helena
Consertistas: Celso Rocha, Moisés J. Silva, José Bezerra Da Silva
Concertista: Magaly Otsuka
Direção de Fotografia: Waldemar Lima
Direção de Arte: Victor Spacek
Direção Musical: Cassio Ribeiro (Desenhos Sonoros)
Produção: Luiza Muniz
Montagem: Victor Spacek e Luiza Muniz
Mixagem: Batuki Pós-Produção: Victor Spacek

 

Tecendo Memórias

Sinopse: Tecendo Memórias, filme documentário, retrata a história da vida dos tecelões e do Centro Fios do Cerrado, na cidade de Uberlândia-MG. A partir de depoimentos contextualizados dessa comunidade fiandeira, a narrativa entrelaça as memórias desses profissionais à produção do filme (making off), de modo a valorizar também os bastidores da produção.

Ficha técnica:

Tecelãs: Antônia Cânhdida Belmiro, Aparecida dos Reis Souza, Carmem Lígia Alves do Carmo, Elita Ferreira Borges, Geralda Ferreira da Silva, Helena Cândido Belmiro Siqueira, Irani Maria da Silva, Jandira Rodrigues Rosa, Maria Amaral de Lima, Maria Aparecida Nunes da Silva, Maria Carolina Cavalare, Maria Rodrigues Bernardes, Maria Vicentina Barbosa, Marieta Coelho Porto, Marlene Marques da Silva, Orlandina Alves Primo, Sebastiana Pedro Araújo, Sônia Marly Vieira e Zilda Rossi do Nascimento.

Tecelões: Cristino dos Passos, Vieira e Genile Ferraira da Silva.

Ano: 2015

Duração: 25´

Oficineiros: Roberto Chacur – Cinegrafia; Guilherme Lopes – Edição; Iara Magalhães e Patrícia Duarte – Roteiro.

Produção: Flávio Soares

Roteiro: Iara Magalhães, Patrícia Duarte de Britto e Tecelãs (ões)

Direção de arte: Iara Magalhães

Direção de Fotografia: Roberto Chacur;

Edição: Guilherme Lopes;

Desenho Sonoro e Música: Cássio Ribeiro e Danilo Aguiar.

Músicas: Oratório em Mariana (música da introdução): Danilo Aguiar; Caburé (música do “germe”: Cassio Ribeiro; Melodia de Bergamasque: Danilo Aguiar; São Tomás (música de finalização): Danilo Aguiar

Agradecimentos: Betânia Cortes, Cristiano Barbosa, Iris Maria Ferreira, Jorge Hamilton Silva Rodrigues, Juliana Bom-Tempo, Liliane Aparecida de Araújo, Luiz Alberto Molinar, Neenias Miquéias, Queliomara Miranda, Rosângela Paniago B. Machado, Wagner Schwartz e Virgínia Casado.

Apoio Cultural: Centro de Tecelagem Fios do Cerrado; Cinépolis Center Shopping, Close Comunicação, Digiteca Filmes, Igreja Esp´[irito Santo do Cerrado, Projeção e Imagem, W4M, Museu de Arte Sacra Diocese de Uberlândia, Paróquia Divino Esírito Santo

Patrocínio: Programa Municipal de Incentivo à Cultura; Secretaria Municipal de Cultura; Prefeitura Municipal de Uberlândia.

Tecelagem Manual no Triângulo Mineiro – (1984)

Documentário sobre todo o processo de tecelagem com depoimentos das tecedeiras e fiandeiras

Encontro de Violeiros e Sanfoneiros – Junho de 1988

Campeonato de Pipas

100 de anos de Uberlândia – 1988

SANTO DE CASA FAZ MILAGRE

A beleza do artesanato foi celebrada na mostra Santo de Casa Faz Milagre. A exposição, que reuniu trabalhos de 18 artesãos com mais de 150 peças na Galeria de Arte do Espaço Cultural do Mercado Municipal deu origem a este documentário que mostra um pouco do cotidiano destes artistas.

ELIAS BIKE

Conheça a história de Elias Bike, um homem simples que se apaixonou pelas bicicletas e dedicou grande parte da sua vida à construção de acervo enorme e valioso com peças customizadas ou reformadas por ele mesmo. Uma curiosa história de amor pelas bikes e a alegria que elas trouxeram para a vida de Elias.

Mulheres Negras em Uberlândia

Documentário produzido pela Secretaria Municipal de Cultura.

Seus lançamento oficial será no dia 19 de julho de 2019 a partir das 18h, durante a realização do Projeto Fim de Tarde na Oficina de Cultural.