EDITAIS

Edital nº 1, de 15 de junho de 2020 – O presente edital destina-se a premiar produções artísticas inéditas, em vídeo finalizado, para difusão em plataformas digitais de hospedagem aberta, realizadas por pessoas físicas ou jurídicas.

O BDMG Cultural abriu três editais dentro do Programa LAB Cultural. São, no total, 30 bolsas para desenvolvimento de projetos e pesquisas em arte em Minas Gerais. 10 bolsas para Artes Cênicas com tutoria de Grace Passô; 10 bolsas para Artes Visuais com tutoria de Júlia Rebouças; e 10 bolsas para Música e Experimentação Sonora com tutoria de Rafael Martini.

Saiba mais em www.bdmgcultural.mg.gov.br

Programa de Apoio à Tradução e à Publicação de Autores Brasileiros no Exterior 2018-2020

Inscrições abertas

Período: 25/06/2018 a 12/08/2020

Edital Permanente

O Programa de Apoio à Tradução e à Publicação de Autores Brasileiros no Exterior, criado pela Fundação Biblioteca Nacional (FBN), objetiva difundir a cultura e a literatura brasileiras no exterior, com a concessão de apoio financeiro à tradução e à publicação de obras de autores brasileiros no exterior.

O Programa é oferecido a editoras estrangeiras que desejam traduzir para qualquer idioma, publicar e distribuir, no exterior, em forma de livro impresso ou digital, obras de autores brasileiros anteriormente publicadas em português no Brasil.

Acesse: https://www.bn.gov.br/edital/2018/programa-apoio-traducao-publicacao-autores-brasileiros

INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS

CURSO EAD: ACESSIBILIDADE EM MUSEUS

(Inscrições abertas)

O curso Acessibilidade em Museus foi desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em 2019 e faz parte do Programa Saber Museu.

Os museus e espaços culturais têm como uma de suas principais funções a comunicação de seu conteúdo ao público, no entanto, frequentemente apresentam barreiras em seus espaços, estratégias e formas de comunicação.

Compreendendo que nossa sociedade é diversa e composta por pessoas com diferentes condições e necessidades é preciso eliminar estas barreiras garantindo o amplo acesso aos espaços e ao conhecimento. Neste sentindo, o Instituto Brasileiro de Museus, por meio deste curso, oferece informações básicas sobre como propor, acompanhar e avaliar adequações de acessibilidade universal aos espaços e conteúdos desenvolvidos pelas instituições museológicas.

Conteúdo Programático e Carga Horária

O conteúdo foi estruturado em 7 módulos, a saber:

  • Módulo I: Introdução.
  • Módulo II: Acessibilidade Universal.
  • Módulo III: (In)acessibilidade em Museu.
  • Módulo IV: Recursos e adaptações físicas.
  • Módulo V: Recursos sensoriais e educacionais.
  • Módulo VI: Legislações e normativas vigentes.
  • Módulo VII: Experiências nacionais e internacionais.

– Carga Horária: 20h

Acesse o link e faça sua inscrição: https://sabermuseu.museus.gov.br/acessibilidade-em-museus-2/https://www.escolavirtual.gov.br/curso/268

CURSO EAD: Concepção de projetos audiovisuais e fontes de financiamento

O objetivo deste curso é aprimorar o relacionamento entre a agência reguladora e as empresas produtoras para o cumprimento dos requisitos e obrigações no processo de financiamento de projetos audiovisuais. Os participantes terão oportunidade de aumentar a compreensão sobre o fomento e de como estruturar e apresentar projetos à agência.

  • CONTEUDISTA: Ancine
  • CERTIFICADOR: Enap
  • CARGA HORÁRIA: 20h
  • DISPONIBILIDADE: 30 dias

PÚBLICO ALVO

O curso destina-se aos agentes regulados que gerenciam projetos audiovisuais com financiamento de recursos públicos. Este curso é aberto e qualquer pessoa pode realizar a capacitação.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  1. Módulo 1 – Visão Geral do Fomento
  2. Módulo 2 – Como estruturar o Plano de Financiamento do projeto
  3. Módulo 3 – Como apresentar um projeto na Ancine

Acesse o link e faça sua inscrição: https://www.escolavirtual.gov.br/curso/248