A 14ª Primavera de Museus propôs o tema “Mundo Digital: Museus em transformação” em virtude da atual situação frente a pandemia do Covid 19. O Museu Municipal de Uberlândia, inscrito para participar desse evento nacional, elaborou um projeto, sendo o presente material um fragmento deste, realizado pela equipe Educativa da instituição supracitada. Entendemos que as crianças, mesmo as bem pequenas, devem ser direcionadas ao conhecimento do passado através dos objetos. Este material vem como uma forma remota de realizar o objetivo Educativo Cultural que é resgatar e preservar a memória e o patrimônio histórico e cultural da cidade de Uberlândia.

Conhecendo o Museu

Uma Visão Artístico-Cultural dos Jogos Olímpicos

O programa “Uma Visão Artístico-Cultural dos Jogos Olímpicos” foi realizado com o apoio da Prefeitura Municipal de Uberlândia por meio do Edital SMC 03/2020.

Participantes:
Carlos Henrique Muzzi
Edgar Bueno
Henrique Muzzi

Se inscreva em nosso canal para receber nossa novidades dos nossos próximos vídeos!

Muito obrigado!!

Canal Cultura Esportiva

A ilha Jardim do Sertão da Farinha Podre

Contando na história da cidade, hoje, chamada Uberlândia e direcionada por coordenadas de sensibilidade, apresenta-se uma cartografia artística que busca resgatar e fazer reviver o imaginário do Progresso. A jornada na memória constitui-se de mapeamentos visualmente enriquecidos por imagens derivadas de material historiográfico coletado e de domínio público com os quais se poderia indagar tanto a memória coletiva quanto a individual no âmbito factual, cultural e sociopolítico da cidade.
De um lado, mapeou-se o Progresso e seu discurso institucional, oficial e homogêneo, proclamando conotações virtuosas a Uberlândia, cidade hospitaleira, ordeira, repleta de oportunidades e em constante emancipação. Porém, de outros, revelam-se invisibilidades, marginalizadas e oprimidas pela ótica progressista, desvendando uma cidade conflituosa, preconceituosa e desigual, que resiste, reexiste e reinventa-se.
Acesse o site:
https://richardaugustora89.wixsite.co…

A História da Capoeira de Uberlândia contada às crianças com deficiência auditiva através de LIBRAS

Pontos brevemente abordados

  • Surgimento da capoeira
  • Proibição e liberação de sua prática
  • Mestre Bimba – Início da Capoeira em Uberlândia
  • Primeiros mestres da cidade
  • A capoeira e seu cenário atual na cidade
  • Principais dificuldades para sua prática e ensino
  • Instituições onde podemos encontrá-la em Uberlândia

Projeto Harmonia

Projeto desenvolvido na Igreja do Rosário, pela Secretaria Municipal de Cultura de Uberlândia, no ano de 2019. O Projeto promoveu um trabalho de educação patrimonial, no qual foram distribuídos no comércio do entorno da Praça do Rosário, porta-copos personalizados com a imagem dos bens tombados da cidade. Nesta ocasião, os frequentadores foram convidados para as apresentações musicais que aconteceriam após as 21h.

O Projeto divulgou a importância do patrimônio para população que frequenta o comércio local, principalmente dos bares e boates, ao mesmo tempo em que pretendeu inibir as frequentes ações de vandalismos e depredação da Igreja.

Projeto De Mala e Cuia – Marcos Henrique Silva

Projeto de Mala e Cuia

O projeto “De mala e cuia” tem o objetivo de estreitar as relações da Instituição com a comunidade escolar levando o museu a atuar fora de seu espaço físico.

Trata-se de uma mala itinerante que “viaja” as escolas da cidade levando peças de nosso acervo, materiais com informações sobre o trabalho do museu e sobre patrimônio histórico, jogos/brinquedos que estimulam o pensamento, o conhecimento e relacionamento com crianças e jovens.

Uberlândia – Lugares e Memórias

Patrimônio Cultural – que bicho é esse?