Uni Pesca

O Cultura em Casa adentra os espaços culturais e turísticos do município para mostrar um pouco do que temos na nossa região. Nesse episódio visitamos o pesqueiro Uni Pesca Esportiva que está localizado nas margens da Rodovia BR 365, sentido Uberlândia/Ituiutaba, na altura do Km 645. Conversamos com a gerente e proprietária, Juliana Miranda, que nos apresentou a atividade principal do local que é a pesca esportiva e nos presenteou com uma receita de Moqueca de Pirarucu com camarão deliciosa. Para quem quer fugir da cidade, encontrar um lugar agradável em contato com a natureza e com culinária requintada, o local atende com uma estrutura de restaurante completa. Para maior conforto dos pescadores e familiares, o Uni Pesca oferece serviço de hospedagem em ótimos aptos.

Dia Mundial do Turismo

Entendemos que o Turismo transfere um apanhado de valores para o turista, sejam valores pertencente à cidade, aos patrimônios culturais, a gastronomia, às manifestações culturais, às oportunidades de negócios, aos lugares e à população que reside no local.

É um conjunto de atividades capaz de despertar sensações e desejos nos viajantes inclusive em atividades turísticas em suas próprias localidades.

Turismo gera oportunidade de conexão, entre os turistas, e entre os turistas e a população local, enquanto gera oportunidades de negócio.

Abre portas para o intercâmbio de culturas e permite a expansão dos modos de viver e se fazer culturas.

Turismo compreende salas de convenção e maravilhas naturais., aeroportos e estradas rurais, restaurantes estrelados e comida de rua (e quem resiste a um pastel de feira), festivais e convenções, hotéis, hostels, pensões e até casa de vó!

Com isso alguns representantes dos setores do Turismo em Uberlândia, vem nos trazer um pouquinho de suas vivências na área. Flavio Bertolucci, Beto Gussoni, Dovenir Neto, Gabriel BIBI e Flavia Brito.

Cavalgada

O conteúdo de hoje vai trazer muitas lembranças a quem gosta do meio rural e é amante de cavalos. Vamos conversar um pouco com Luis Paulo Ferreira, que é Coordenador de Eventos da Cavalgada, uma ação que envolve o público de Uberlândia e seus Distritos em uma grande festa e encontro de cavaleiros. Venha conhecer nessa conversa descontraída um pouco mais dessa atividade na nossa região.

Um conteúdo sobre o aeromodelismo, com Marcelo Giovanni, mais conhecido como Xuxu.

Marcelo nos conta sobre o universo desse hobby direto da sua empresa a Xuxu Aeromodelismo que atualmente trabalha na cidade com a criação e manutenção de aeromodelos, além de participar e fomentar os eventos na cidade e região.
Um conteúdo muito interessante para você se informar nesse mês de julho e aproveitar para curtir as férias.

Eco Turismo

Trazemos para vocês um relato de Wesley da Silva Anastácio, fundador da Curupira Turismo, a primeira agencia especializada em ecoturismo na região. A empresa já possui mais de dez anos de estrada e o seu objetivo é incentivar as pessoas a se movimentarem, terem contato direto com a natureza e utilizá-la de modo sustentável, em roteiros de ecoturismo com muita aventura e paisagens deslumbrantes.

Wesley fala conosco sobre o início do movimento do ecoturismo e o seu desenvolvimento no mercado de Turismo Nacional. Além disso, evidencia a característica da sustentabilidade da proposta dos roteiros, tanto para os espaços que são visitados como para as comunidades que os protegem.

Amigos da Cachoeira

Uberlândia tem inúmeros atrativos turísticos espalhados por sua zona urbana e rural.
Hoje a Secretaria de Cultura e Turismo traz para você uma iniciativa do Coletivo Amigos da Cachoeira, grupo que visa aproximar as pessoas das áreas naturais, conduzindo essa ação por meio de boas práticas ambientais.
Você conhece o Parque Estadual do Pau Furado, aqui pertinho de Uberlândia? E se você pudesse conhecê-lo por meio de uma travessia? Uma aventura e tanto.
Então, trazemos hoje o projeto da Travessia do Pau Furado, que busca auxílio para realizar esse novo atrativo para o Parque.
Você colabora com o manejo adequado da trilha, contribui para a preservação da Unidade, fomenta o turismo consciente, gera um produto que pode impulsionar a oferta de mais serviços e empregos para a região do Parque e para Uberlândia.