VEM INVESTIR

Vem Investir

Quem quer investir busca infraestrutura logística e tecnológica, boas práticas de governança, diversidade de negócios, profissionais qualificados e altos índices de desenvolvimento. Uberlândia reúne todos os requisitos e potencialidades pra quem quer investir.

Uberlândia tem localização estratégica, sendo eixo de ligação entre cinco importantes polos econômicos do país: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Goiânia e Brasília e acesso aos mercados internacionais. A cidade é sede de grandes grupos empresariais nacionais e internacionais. Devido à infraestr utura logística, é sede dos maiores atacadistas e distribuidores. Com cultura empreendedora, infraestrutura completa e enorme mercado consumidor, a cidade está de portas abertas para o seu investimento.

Aeroporto a 15 minutos do centro

É o primeiro de Minas Gerais em movimentação de passageiros com administração da Infraero, com capacidade de receber aeronaves de porte. Localizado há 15 minutos do centro da cidade, possui voos diretos para as principais capitais do país.

Porto Seco do Cerrado

Uberlândia conta com o Porto Seco do Cerrado, que oferece todos os serviços aduaneiros e a interliga aos portos de Vitória/ES e Santos/SP, com grande vantagem competitiva para importadores e exportadores.

Malha Ferroviária

Uberlândia é rota de escoamento de produção agropecuária e industrial, contando com uma malha ferroviária que leva nossos produtos aos principais portos do país.

Entreposto da Zona Franca de Manaus

O Entreposto em Uberlândia é o único em Minas Gerais e um dos cinco no país a receber, movimentar, estocar e distribuir produtos industrializados da Zona Franca de Manaus, aproximando as indústrias da ZFM às regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil.

Agronegócio Forte

Uberlândia é um importante polo de transformação e agregação de valor no agronegócio: processamento de grãos, produção de óleo e farinha de soja e produção de proteína animal. Tem tradição na bovinocultura de corte, com as raças Nelore, Angus, Brahman, Simenthal, Senepol e Bonsmara, entre outras. O agronegócio local conta com uma importante bacia leiteira, além de ser polo de produção e distribuição de insumos agropecuários, produção de sementes, com grandes empresas mundiais de melhoramento genético e de pesquisa.

agronegocio02
agronegocio03
agronegocio04

Novo agro

O Novo Agro é um programa de fomento aos pequenos e médios produtores rurais promovido pela Prefeitura de Uberlândia, que tem o objetivo de potencializar e transformar atuações já existentes no campo em atividades comerciais de alta sustentabilidade e rentabilidade.

Diversidade de energias renováveis

Uberlândia se destaca no cenário nacional quanto à diversidade de fontes de energias renováveis. Com uma temperatura média em torno de 23 graus, a cidade tem a presença do sol na maior parte do ano. Isso favorece o uso de energia solar para o abastecimento de pequenas, médias e grandes empresas, além das indústrias. Além da energia solar, a cidade conta com hidrelétricas, produção de biomassa e gás, com grande oferta de energia durante todo o ano. Uberlândia está entre as quatro cidades de Minas Gerais com maior potencial para gerar eletricidade por biomassa, segundo ranking da Cemig. Ocupa o 3º lugar no país com maior número de ligações fotovoltaicas e está entre as 100 mais verdes do mundo.

Programa Municipal de Fomento ao Setor Cervejeiro

O Programa Municipal de Fomento ao Setor Cervejeiro (Lei 12.801/2017), criou condições para o crescimento da produção e comercialização da cerveja artesanal em Uberlândia. Regularização do negócio, selos de origem e identificação, certificações, parcerias e realização de eventos são algumas das ações para fortalecer e promover o crescimento do setor. Até 2019 já haviam sido abertas 11 micro-cervejarias, resultando em um investimento de aproximadamente R$ 21 milhões.

Vem Inovar

Pioneira em telecom e tecnologia, Uberlândia é celeiro de soluções inovadoras e um dos maiores ecossistemas de startups do país. A cidade é a 3ª no país com mais oferta de serviços inteligentes (Teleco 2018) e entre as 30 mais conectadas e inteligentes, considerando mais de 500 municípios avaliados (Ranking Connected Smart Cities, elaborado pela Urban Systems).

A cidade dispõe de políticas públicas de fomento a iniciativas empreendedoras. Para isso, foi criada a Diretoria de Inovação, composta pelos núcleos de Cidade Inteligente e Humana, e Ecossistemas de Inovação, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida do município por meio da oferta de soluções inovadoras.

Quem quer inovar, procura uma cidade moderna, aberta a projetos disruptivos, com o suporte de uma sólida estrutura tecnológica.

Ecossistema de inovação

Uberhub é o ecossistema de inovação de Uberlândia, formado por startups, empresas, sociedade civil, poder público e instituições de ensino, sendo uma das principais comunidades do país.

Para saber mais sobre o uberhub acesse o link: www.uberhub.com.br

Startups

Uberlândia é destaque como cidade ideal para a criação de startups, sendo a primeira do interior do Brasil em quantidade e a quarta do país em número de startups por habitantes, segundo a ABStarps. As empresas criadas aqui conquistaram reconhecimento nacional e internacional em três continentes.

Startups encontram um ambiente favorável para o desenvolvimento de produtos e serviços, desde gestão de negócios dos segmentos de ótica e petshop a sistemas de reembolso de despesas de viagem e plataformas de engajamento de consumidores para canais digitais.

Polo Tecnológico Sul

A cidade proporciona ações e infraestrutura adequadas para cerca de 1.000 empresas no setor de tecnologia da informação e comunicações, com destaque para empresas de fintech, medtech, telecomunicações e sistemas de gestão. Foram retomadas ações para implantação de um espaço de alta tecnologia próximo a reconhecidos institutos de ensino e pesquisa, visando criar um ambiente colaborativo e sinérgico. O Polo está sendo implantado em uma área municipal total de 152.845², no bairro Gávea.

Novos negócios

Instituições como o Sebrae e Fiemg oferecem capacitação e subsídios para empresas com foco em inovação. Eventos como o Startup Weekend, Go Minas e missões nacionais e internacionais promovem o desenvolvimento das startups da criação à eXpansão. A cidade conta com espaços de coworking e makers, além do CIAEM, uma incubadora da Universidade Federal de Uberlândia.

Capital Intelectual

Uberlândia é um centro de pesquisas e de produção de capital intelectual. Faculdades e universidades de renome internacional promovem pesquisas de alto nível, possibilitando intercâmbios e parcerias que contribuem não só para o crescimento intelectual e profissional dos alunos, mas também para o desenvolvimento de diversos setores da economia local. Contamos com mais de 20 instituições de ensino superior e mais de 70 mil alunos.

Vem Viver

Uma cidade não é feita de prédios e negócios. É feita de pessoas. E Uberlândia se destaca por oferecer qualidade de vida com grandes oportunidades de desenvolvimento pessoal.

O modelo de desenvolvimento de Uberlândia está diretamente ligado a ações sustentáveis, visando o equilíbrio entre distribuição de renda, crescimento da cidade e qualidade de vida da população. Aqui, as nascentes são preservadas e os mananciais despoluídos, com excelência no tratamento de água e esgoto, tornando a cidade referência nacional em gestão e qualidade da água.

Quem escolhe uma cidade para morar procura por qualidade de vida, boa localização, segurança, instituições de ensino reconhecidas e uma cidade para se sentir bem. Uberlândia reúne tudo isso e muito mais para quem quer vir morar aqui.

Construção de estação de água para abastecer a cidade até 2060

Considerada uma das maiores obras de tratamento de água do país, a Estação Capim Branco (ETA) é um marco de gestão preventiva no abastecimento de água. Prevista para entrar em operação em 2020, possibilitará o fornecimento de água para mais de quatro vezes a população atual de Uberlândia, atendendo 3 milhões de pessoas até 2060.

Número 1 em saneamento em Minas Gerais

Segundo o Instituto Trata Brasil, Uberlândia tem o melhor serviço de saneamento de Minas Gerais e o 3º do país com a menor tarifa pelo serviço dentre as empresas de saneamento pesquisadas. Além disso, o município conta com Coleta Seletiva, Aterro Sanitário com bionergia, programas de educação ambiental, preservação de nascentes, revitalização de margens de rios e implantação de parques lineares.

Investimentos em educação para uma cidade melhor

Uberlândia oferece ensino de qualidade para crianças e adolescentes da educação básica ao ensino médio, em escolas públicas e privadas, contando com 150 mil alunos. No setor privado, destaque para escolas com metodologia educacional da Unesco e escolas de programação tecnológica e bilíngue.

Polo em medicina de alta tecnologia

Na área da saúde, Uberlândia tem universidade de medicina entre as mais concorridas do país. e grandes investimentos públicos e privados no setor, tornando-se pólo nacional de saúde e telemedicina, com atendimento remoto em cardiologia para vários países, com equipamentos de última geração e inteligência artificial. Com serviços modernos e práticas sustentáveis, o Hospital e Maternidade Municipal foi considerado o melhor hospital público do país em sua implantação. Oferece atendimento de qualidade com internações, cirurgias e serviços cardiológicos complexos, além de exames. O HC-UFU (Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia), o maior hospital prestador de serviço de Minas Gerais pelo Sistema Único de Saúde, atende a uma população de quase 3 milhões de pessoas de 86 municípios do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, e é referência em qualidade e tecnologia.

Polo Tecnológico Sul

A cidade proporciona ações e infraestrutura adequadas para cerca de 1.000 empresas no setor de tecnologia da informação e comunicações, com destaque para empresas de fintech, medtech, telecomunicações e sistemas de gestão. Foram retomadas ações para implantação de um espaço de alta tecnologia próximo a reconhecidos institutos de ensino e pesquisa, visando criar um ambiente colaborativo e sinérgico. O Polo está sendo implantado em uma área municipal total de 152.845², no bairro Gávea.

Frota 100% acessível

Uberlândia é referência nacional em políticas públicas em atenção às pessoas com deficiência e se tornou a primeira cidade do Brasil com 100% do transporte coletivo acessível, que foi reconhecido como exemplo de Boas Práticas em Transporte pela ONU Habitat em 2012. Uberlândia continua investindo em mobilidade urbana, com novos corredores de ônibus. Além disso, será a primeira cidade do país a contar com ônibus elétricos de forma contínua na frota do transporte público.

Prêmio ONU Habitat

Uberlândia. Reconhecida pela ONU como modelo de desenvolvimento equilibrado e de portas abertas para o mundo. Em 2010, a ONU Habitat escolheu Uberlândia ao lado de outras cinco cidades do planeta, como cidade modelo em crescimento com qualidade de vida. Uberlândia é destaque nos guias da Organização das Nações Unidas sobre urbanização e sustentabilidade, da série Padrões Urbanos para uma Economia Verde.

Complexo Parque do Sabiá
Lazer para todas as idades com arena, estádio de futebol, complexo aquático e parque com zoológico, aquário e pista de caminhada.
Parque do Cerrado
É a sede do Museu da Biodiversidade do Cerrado e oferece um espaço diferenciado de lazer para a comunidade e o Distrito Industrial da cidade.
Mercado Municipal
Mantém viva a identidade gastronômica e a diversidade do agronegócio da cidade.
Teatro Municipal
Projetado por Oscar Niemeyer, tem capacidade para 800 pessoas. Apresenta espetáculos de teatro, musicais e dança de todo o Brasil.
Respeito à diversidade e novas culturas
Uberlândia cresce com pessoas de todo o Brasil e do mundo, que vieram à procura de uma cidade que os recebesse de braços abertos.
Museu Municipal
Localizado no edifício histórico Palácio dos Leões, oferece acesso gratuito aos estudantes e à população para uma verdadeira viagem à história da nossa cidade.

Mapa

Venha descobrir por que Uberlândia está sempre de portas abertas para o mundo.

AV. ANSELMO A. DOS SANTOS, 600 – SANTA MÔNICA SEGUNDA A SEXTA-FEIRA DAS 12H ÀS 17H
© COPYRIGHT • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.