Programa Escola Água Cidadã – Peac
O Programa Escola Água Cidadã do Dmae (Peac), como é conhecido, tem como principal objetivo educar a comunidade para o uso responsável da água. Escolas públicas e privadas, da pré-escola ao ensino universitário, associações de moradores, empresas e muitas outras instituições podem expandir o seu conhecimento em saneamento e em ações de sustentabilidade ambiental.
O trabalho de educação ambiental é realizado por servidores do Dmae e estagiários de cursos de graduação. No decorrer do programa são passadas informações sobre o uso consciente da água, proteção e recuperação das nascentes dos rios, coleta seletiva e a importância de fazer o descarte correto dos resíduos em casa.
Os monitores falam sobre o uso da água e os serviços prestados pelo Dmae, por meio de seus sistemas de abastecimento público de água e esgotamento sanitário. Já os esclarecimentos e orientações sobre tarifa, tratamento de água, esgoto, funcionamento de hidrômetros, entre outros, são levados às salas de aulas e outros espaços como empresas e eventos promovidos pela comunidade. Desde a sua criação o Peac atendeu aproximadamente 320 mil pessoas.
Neste momento em que os recursos hídricos estão cada vez demandados pelas atividades econômicas e sofrem as consequências da degradação ambiental, o Programa Escola Água Cidadã assume um papel cada vez mais estratégico no apoio que oferece à comunidade escolar em seu trabalho de educação ambiental.
Visita à Fazendinha Águas Vivas
A Fazendinha Águas Vivas, localizada próxima à Estação de Captação e Tratamento de Água Capim Branco, na região da Tenda do Moreno, faz parte do Peac. O local foi construído graças a uma iniciativa do empreendedor Marcos Casassanta, em parceria com o Dmae.
Os estudantes atendidos podem visitá-la para vivenciar os costumes, antigas tradições e interagir com animais, já que a estrutura conta com casa, paiol, estábulos, carro de boi, máquinas antigas e uma mercearia. Instalações de energias renováveis, como moinho de vento, roda d’água acoplada e monjolo (que também fazia a moagem de grãos), também fazem parte da atração.
Além disso, o antigo sistema de latrina (fora de uso) – mostrado na casa de fazenda – abre espaço para que os alunos conheçam o biodigestor, que faz o tratamento biológico da água utilizada no local. O espaço é abastecido com água de mina, disponibilizada para o consumo doméstico e abastecimento de tanques de peixes. Assim, a atividade educacional fornece aos alunos amplo contato com as tradições rurais e os temas sustentabilidade de preservação do meio ambiente.
Revistinha Turminha do Cerrado
A Revistinha Turminha do Cerrado também faz parte do Peac. Em 2018, por meio de uma parceria com o Ministério Público Estadual, foi reformulada, ganhou mais cores, desenhos, novo personagem e nova história. A revistinha tem o objetivo de apresentar às crianças a realidade cotidiana dos problemas ambientais, meios para desempenhar seu papel cidadão na escola, em casa e nas suas relações com a cidade e com pessoas. Acesse aqui a revistinha.
EducAção Virtual
Durante a pandemia da Covid-19, o Peac inovou e ofereceu as crianças e adolescentes uma nova maneira de aprender sobre o Dmae e o Meio Ambiente. O Programa EducAção Virtual, criado em abril de 2020, proporciona aos alunos inscritos neste link, palestras e atividades quinzenais sobre temas diversos relacionados a sustentabilidade. Tudo isso de forma remota e respeitando o distanciamento social.
Contato
Para agendar atividades ou saber mais sobre a atuação do Peac, basta entrar em contato pelo telefone 3233-2567 ou pelo e-mail escolaaguacidada@uberlandia.mg.gov.br