DMAE

Departamento Municipal
de Água e Esgoto

O Dmae

O Dmae

O Dmae é uma autarquia da Prefeitura Municipal de Uberlândia criado em 1967 pelo então prefeito Renato de Freitas. A primeira obra do órgão foi a Estação de Tratamento Sucupira, inaugurada no dia 23 de novembro do mesmo ano, data da inauguração da autarquia. A originalidade do sistema de tratamento e abastecimento fez da ETA Sucupira uma das construções sanitárias mais avançadas da época, possuindo o primeiro modelo de bombas movidas a turbinas hidráulicas, um sistema integrado com motores elétricos e a diesel.

O Dmae conta hoje com três estações de captação e tratamento de água (ETAs Sucupira, Bom Jardim e  Capim Branco, que juntas, garantem abastecimento para 1,5 milhão de pessoas. 

Apontado pelo Instituto Trata Brasil como a segunda cidade com o melhor saneamento do país e primeira de Minas Gerais, todos os imóveis em áreas regulares recebem água potável e, além disso, 100% do esgoto coletado recebe tratamento adequado por meio das oito estações de tratamento. 

Em 2017, o Dmae assumiu a Divisão de Limpeza Urbana, ficando responsável pela administração da coleta regular de lixo e da coleta seletiva. O sistema de redes pluviais também está a cargo da autarquia.

Principais atribuições

  • Estudar, projetar e executar obras de construção, ampliação ou remodelação dos sistemas públicos de abastecimento de água potável, de esgotos sanitários e saneamento de cursos d’água.
  • Atuar como coordenador e fiscalizador da execução dos convênios firmados entre o Município e os órgãos federais e estaduais, em projetos e obras relativas aos serviços de água e esgoto.
  • Operar, manter, conservar e explorar diretamente os serviços de água potável e de esgotos sanitários.
  • Lançar, fiscalizar e arrecadar as tarifas dos serviços de água e esgotos e as tarifas ou contribuições que incidirem sobre os terrenos beneficiados com tais serviços.
  • Exercer quaisquer outras atividades relacionadas com os sistemas públicos de água e esgoto, compatíveis com leis gerais e especiais. 
  • Administrar a coleta regular de lixo e a coleta seletiva, bem como o sistema de drenagem pluvial.

Renato Machado de Rezende – Diretor Geral

Gestor Público e Consultor Empresarial, anteriormente ocupou a Diretoria Geral Adjunta e a Diretoria Administrativa no Dmae entre os anos 2020 a 2022. Entre os anos de 2016 a 2020 foi Diretor de Atração de Investimentos e de Turismo na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo. Especialista em Gestão com MBA Internacional com ênfase em Gestão
Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) e UCI (University of California at Irvine), MBA em Gestão Comercial pela FGV, MBA em Gestão de Negócios com ênfase em finanças pelo IBMEC e graduação em Turismo e Hotelaria pelo Centro Universitário do Triângulo – UNITRI.

O Dmae 1

Mais informações:
Endereço: Avenida Rondon Pacheco, 6.400 – bairro Tibery
Telefone: (34) 3233-4300
E-mail: atendimentodmae@uberlandia.mg.gov.br