DMAE

Departamento Municipal
de Água e Esgoto

Programa Buriti

Programa Buriti

O Programa Buriti foi criado em 2008 com o objetivo de proteger, recuperar nascentes e fazer o plantio de matas ciliares, garantindo que não falte água suficiente e de qualidade para abastecer as cidades e atividades rurais. 

Realizado pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE), o programa cumpre a Lei Estadual 12.503, de 1997, apoiando os produtores rurais em ações de proteção e recuperação das nascentes do rio Uberabinha, ribeirão Bom Jardim e desde 2018 também no rio Araguari. 

O Programa foi regulamentado como Lei Municipal 10.066 / 2008, alterada pela lei 11.806/14. 

Em julho de 2017, o programa Buriti foi ampliado por meio da Lei Municipal 12.736, passando a atuar também nas propriedades que margeiam as nascentes do Rio Araguari, podendo ser desenvolvido por meio de parcerias, orientações, investimentos e convênios com outros municípios.

O Buriti já executou o plantio de 413 mil mudas, o cercamento de aproximadamente 530 mil metros lineares e 7 mil horas-máquina de trabalho com a realização de barraginhas, terraceamento, curva de nível e readequação de estradas vicinais. Com estas ações, protegemos  6.450 hectares de Área de Preservação Permanente (APP).

Os serviços de cercamento e horas máquina geram benefícios ao solo, uma vez que a APP inicia um processo de recuperação ao ser isolada, contribuindo para o processo de regeneração natural das espécies nativas. A curva de nível protege o terreno, barrando a água em locais com declive. O produtor rural não tem custo em implantar o programa.

Mais informações:

Para conhecer mais detalhes sobre o Programa Buriti ou se cadastrar como produtor, entre em contato pelo email programaburitidmae@gmail.com ou pelo telefone 3233-2564.

All articles loaded
No more articles to load