DMAE

Departamento Municipal
de Água e Esgoto

Programa Buriti

Programa Buriti

O Programa Buriti foi criado com o objetivo de proteger, recuperar nascentes e fazer o plantio de matas ciliares, garantindo que não falte água suficiente e de qualidade para abastecer Uberlândia e as atividades rurais.

As ações de proteção são desenvolvidas em propriedades rurais localizadas nas bacias dos rios Uberabinha, Araguari e ribeirão Bom Jardim, mananciais responsáveis pelo abastecimento em Uberlândia. O programa foi regulamentado pela Lei Municipal nº 10.066/2008 e suas alterações – nº 11.806/2014 e nº 12.736/2017.

Desde 2008, o Programa Buriti já executou o plantio de 499 mil mudas nativas, cercamento de aproximadamente 595 mil metros lineares e 7 mil horas-máquina de trabalho com a realização de barraginhas, terraceamento, curva de nível e readequação de estradas vicinais. Com estas ações, aproximadamente 6.5 mil hectares de Área de Preservação Permanente – APP – foram preservados. O melhor é que o produtor rural não tem custo ao implantar o programa.

O que é: Programa Buriti.

Informações: Para conhecer mais detalhes sobre o Programa Buriti ou se cadastrar como produtor, entre em contato pelo e-mail programaburitidmae@gmail.com ou pelo número (34) 3233-2564.