Desde o dia 1º de janeiro de 2017, o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) assumiu o gerenciamento da coleta de resíduos sólidos, tanto o resíduo convencional quanto o reciclável. A coleta é feita pela Limpebrás, que detém a concessão do serviço. A absorção desta função foi realizada por meio do programa “Gestão Total” – elaborado pela administração municipal no intuito de permitir que o Executivo trabalhe com mais eficiência, economia e qualidade.
A medida também tem o intuito obedecer às exigências da Lei Federal 13.308/16, que trata sobre o Plano Nacional de Saneamento Básico e que deu novas diretrizes para o trabalho de manutenção preventiva das redes pluviais dos municípios.
Contêiner
Os contêineres verdes de 1.000 litros destinados à coleta mecanizada de resíduos sólidos têm como objetivo principal atender instituições públicas, escolas públicas, feiras livres e locais com grande concentração de pessoas. Essa estratégia visa garantir melhores condições de descarte e organização dos resíduos nesses pontos de maior demanda.
Atualmente, cerca de 3366 contêineres estão distribuídos na zona urbana e aproximadamente 90 na zona rural e 40 nos centros administrativos. A coleta mecanizada possibilita que a população realize o descarte em qualquer dia e horário, contribuindo para a melhoria da limpeza urbana.
De acordo com as Leis Municipais nº 12.578/2016 e nº 14.504/2025, os condomínios, comércios, indústrias e demais grandes geradores são responsáveis pelo acondicionamento adequado de seus resíduos em local apropriado, com estrutura compatível com a demanda, utilizando contêiner próprio. Esses equipamentos devem permanecer dentro do imóvel, sendo disponibilizados na via pública apenas nos horários próximos à coleta, a fim de evitar transtornos e irregularidades. Já os pequenos geradores, como as residências, devem dispor de lixeira individual para o acondicionamento de seus resíduos.
Para os contêineres já instalados nas vias públicas, é fundamental que os resíduos sejam descartados de forma adequada, devidamente acondicionados em sacos resistentes, a fim de evitar espalhamento, mau cheiro e proliferação de vetores.
As solicitações para instalação de novos pontos de contêineres devem ser realizadas por meio de protocolo online, na Plataforma de Atendimento do DMAE. Já as demandas relacionadas a desaparecimento, manutenção, limpeza ou retirada de contêineres podem ser registradas pelo Fone Fácil 115.
Diretrizes que foram acatadas para modernizar a máquina pública
- Lei Ordinária nº 11.291/2012 – Institui o Plano de Saneamento básico do Município de Uberlândia – Plano Consolidado dos serviços públicos de abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário, de Limpeza Urbana e Manejo dos Resíduos e de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais.
Coleta de Resíduos Sólidos (Lixo Convencional)
É realizada em todos os bairros de Uberlândia. Confira os dias e horários da coleta convencional. Lembrando que a coleta ocorre a partir das 07 horas para coleta diurna e 17 horas para coleta noturna.
Coleta Seletiva (Zona Urbana)
O Programa de Coleta Seletiva no município iniciou em janeiro de 2011 como projeto piloto nos bairros Santa Mônica e Segismundo Pereira. Tem como objetivo incentivar a formação de Associações e Cooperativas de Catadores, além de conscientizar a população da importância de se reduzir, reutilizar e reciclar os resíduos sólidos, tentando resolver os problemas de acumulação de lixo nos centros urbanos, reintegrando-os ao ciclo industrial, trazendo vantagens ambientais e econômicas.
Os serviços de coleta seletiva em Uberlândia atendem 31 bairros, em dias específicos, de acordo com a tabela abaixo. A população é orientada a colocar os materiais recicláveis a partir das 8 horas da manhã (coleta diurna) e 17 horas (coleta noturna) em frente sua residência ou comércio.
Coleta Seletiva (Zona Rural)
Comunidade Olhos D’ Água
A coleta seletiva na Fazenda Olhos D’ Água foi implantada em 2013. A prefeitura disponibilizou bags para acondicionar os materiais recicláveis e a construção do abrigo ficou na responsabilidade da comunidade local.
Comunidade Tenda do Moreno
Implantado na região da Tenda do Moreno onde residem 207 produtores rurais, sendo a maioria pequenos produtores.
Saiba como separar os resíduos para coleta seletiva:
- Papel: Revista, jornal, caixas de papelão, embalagens, tetra pack (leite e suco), formulários de computadores, cadernos entre outros;
- Metal: Latas de bebidas e alimentos, tampas de garrafas, panelas, objetos de ferro, cobre e zinco;
- Plástico: Garrafas de água e refrigerante (Pet), brinquedos, baldes, potes e frascos de produtos de limpeza, higiene e de cosmético;
- Vidro: Frascos e potes e alimentos, perfumes, medicamentos, garrafas e cacos de vidro.
- Óleo de cozinha: Coloque o óleo sempre em litros plásticos (como as garrafas Pet), vede bem e entregue em um dos pontos de coleta abaixo:
- Caminhão da Coleta Seletiva
- Estação de Tratamento de Água (ETA) Bom Jardim do Dmae
- Sede Administrativa do Dmae (Rua Av. Rondon Pacheco, 6400)
- Supermercado Pão de Açúcar (Avenida Nicomedes Alves dos Santos, 2222)
- Associações e Cooperativas de Reciclagem
Os materiais recicláveis coletados são encaminhados para Associações e Cooperativa conveniadas à Prefeitura que oferece o espaço físico e infraestrutura, como balança e prensas, carrinhos e elevadores. Todo material encaminhado para os galpões é triado e posteriormente comercializado pelos próprios Catadores.
Confira as Associações e Cooperativa com seus respectivos endereços:
- Associação dos Catadores e Recicladores de Uberlândia – ACRU
Endereço: Av. José Andraus Gassani, 510 – Bairro Minas Gerais
Contato: (34) 99650-0797 - Associação dos Catadores Boa Esperança – ARBE
Endereço: Rua Monlevade, 1215. Daniel Fonseca
Contato: (34) 99775-0167 - Associação dos Recicladores e Catadores Autônomos – ARCA
Endereço: Av. Joaquim Ribeiro, 477 esquina com rua Jaime Ribeiro. B. Santa Luzia
Contato: (34) 99681-5774 - Associação de Catadores de Material Reciclável do Bairro Taiamam – ASSOTAIAMAM
Endereço: Rua Monlevade, 1215 B. Daniel Fonseca
Contato: (34) 99280-0000 - Cooperativa dos Recicladores de Uberlândia – CORU
Endereço: Rua Maria Abadia,177 B. Jardim Brasília
Contato: (34) 99798-1494 - Associação Brasileira de Reciclagem e Coleta Seletiva – ABRCS
Endereço: Av. Juscelino Kubitscheck, 253 – Bairro Dona Zulmira
Contato: (34) 99998-223 - Associação Brasileira de Reciclagem e Coleta Seletiva – ABRCS
Endereço: Av. Juscelino Kubitscheck, 253 – Bairro Dona Zulmira
Contato: (34) 99998-2230 - Associação de Coletores de Plástico, PET, PVC e outros Materiais recicláveis – ACOPPPMAR
Rua Melo Viana, 940 – Osvaldo Rezende
Contato: (34) 99160-5934
- Lei Federal – Resíduos Sólidos: lei 12.305/2010 – instiui a política Nacional de Resíduos Sólidos: http://www.planalto.
gov.br/ccivil_03/_ato2007- 2010/2010/lei/l12305.htm - Leis Municipais: Lei do Abrigo: lei 12.578/2016 – https://www.uberlandia.mg.
gov.br/wp-content/uploads/ 2019/06/5021.pdf - Lei da Coleta Seletiva: lei 12.504/2016 – https://www.uberlandia.mg.gov.
br/wp-content/uploads/2019/06/ 4960.pdf - DECRETO Nº 18.462, DE 23 DE JANEIRO DE 2020. APROVA A REVISÃO DO PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO DO MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA: http://docs.
uberlandia.mg.gov.br/wp- content/uploads/2020/01/5794. pdf