DMAE

Departamento Municipal
de Água e Esgoto

Coleta de resíduos

Coleta de resíduos

Desde o dia 1º de janeiro de 2017, o Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) assumiu o gerenciamento da coleta de resíduos sólidos, tanto o resíduo convencional quanto o reciclável. A coleta é feita pela Limpebrás, que detém a concessão do serviço. A absorção desta função foi realizada por meio do programa “Gestão Total” – elaborado pela administração municipal no intuito de permitir que o Executivo trabalhe com mais eficiência, economia e qualidade.

A medida também tem o intuito obedecer às exigências da Lei Federal 13.308/16, que trata sobre o Plano Nacional de Saneamento Básico e que deu novas diretrizes para o trabalho de manutenção preventiva das redes pluviais dos municípios.

Contêiner

Os contêineres de coleta de lixo – recipientes verdes – com 1.000 litros – são disponibilizados onde há um grande fluxo de pessoas, como feiras livres, unidades de saúde, escolas, instituições, avenidas comerciais e zona rural. A coleta mecanizada oferece como benefício uma melhor forma de descarte do lixo, uma vez que a população pode descartá-lo em qualquer dia e horário. Cerca de 2 mil e 500 recipientes estão espalhados na zona urbana e outros 150 na zona rural.

As solicitações para instalação de contêineres podem ser feitas pelo Fone Fácil 115 ou por meio de ofício, protocolado na Plataforma de Atendimento do Dmae (avenida Rondon Pacheco, 6400, Tibery). Os pedidos são analisados e, caso haja viabilidade técnica, a instalação é feita.

Diretrizes que foram acatadas para modernizar a máquina pública 

  • Lei Ordinária nº 11.291/2012  Institui o Plano de Saneamento básico do Município de Uberlândia  – Plano Consolidado dos serviços públicos de abastecimento de Água  e Esgotamento Sanitário, de Limpeza Urbana e Manejo dos Resíduos e de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais.

Coleta de Resíduos Sólidos (Lixo Convencional)

É realizada em todos os bairros de Uberlândia. Confira os dias e horários da coleta convencional. Lembrando que a coleta ocorre a partir das 07 horas para coleta diurna e 17 horas para coleta noturna.

Coleta Seletiva (Zona Urbana)

O Programa de Coleta Seletiva no município iniciou em janeiro de 2011 como projeto piloto nos bairros Santa Mônica e Segismundo Pereira. Tem como objetivo incentivar a formação de Associações e Cooperativas de Catadores, além de conscientizar a população da importância de se reduzir, reutilizar e reciclar os resíduos sólidos, tentando resolver os problemas de acumulação de lixo nos centros urbanos, reintegrando-os ao ciclo industrial, trazendo vantagens ambientais e econômicas.

Os serviços de coleta seletiva em Uberlândia atendem 31 bairros, em dias específicos, de acordo com a tabela abaixo. A população é orientada a colocar os materiais recicláveis a partir das 8 horas da manhã (coleta diurna) e 17 horas (coleta noturna) em frente sua residência ou comércio.

Coleta Seletiva (Zona Rural)

Comunidade Olhos D’ Água

A coleta seletiva na Fazenda Olhos D’ Água foi implantada em 2013. A prefeitura disponibilizou bags para acondicionar os materiais recicláveis e a construção do abrigo ficou na responsabilidade da comunidade local.

Comunidade Tenda do Moreno

Implantado na região da Tenda do Moreno onde residem 207 produtores rurais, sendo a maioria pequenos produtores.

Saiba como separar os resíduos para coleta seletiva:

  • Papel: Revista, jornal, caixas de papelão, embalagens, tetra pack (leite e suco), formulários de computadores, cadernos entre outros;
  • Metal: Latas de bebidas e alimentos, tampas de garrafas, panelas, objetos de ferro, cobre e zinco;
  • Plástico: Garrafas de água e refrigerante (Pet), brinquedos, baldes, potes e frascos de produtos de limpeza, higiene e de cosmético;
  • Vidro: Frascos e potes e alimentos, perfumes, medicamentos, garrafas e cacos de vidro.
  • Óleo de cozinha: Coloque o óleo sempre em litros plásticos (como as garrafas Pet), vede bem e entregue em um dos pontos de coleta abaixo: 
    • Caminhão da Coleta Seletiva
    • Estação de Tratamento de Água (ETA) Bom Jardim do Dmae
    • Sede Administrativa do Dmae (Rua Av. Rondon Pacheco, 6400)
    • Supermercado Pão de Açúcar (Avenida Nicomedes Alves dos Santos, 2222)
    • Associações e Cooperativas de Reciclagem
Associações e Cooperativa de Catadores
 

Os materiais recicláveis coletados são encaminhados para Associações e Cooperativa conveniadas à Prefeitura que oferece o espaço físico e infraestrutura, como balança e prensas, carrinhos e elevadores. Todo material encaminhado para os galpões é triado e posteriormente comercializado pelos próprios Catadores.

Confira as Associações e Cooperativa com seus respectivos endereços:

  • Associação dos Catadores e Recicladores de Uberlândia – ACRU
    Endereço: Av. José Andraus Gassani, 510 – Bairro Minas Gerais
    Contato: (34) 99650-0797
  • Associação dos Catadores Boa Esperança – ARBE
    Endereço: Rua Monlevade, 1215. Daniel Fonseca
    Contato: (34) 99874-6554
  • Associação dos Recicladores e Catadores Autônomos – ARCA
    Endereço: Av. Joaquim Ribeiro, 477 esquina com rua Jaime Ribeiro. B. Santa Luzia
    Contato: (34) 99681-5774
  • Associação de Catadores de Material Reciclável do Bairro Taiamam – ASSOTAIAMAM
    Endereço: Rua Monlevade, 1215 B. Daniel Fonseca
    Contato: (34) 99280-0000
  • Cooperativa dos Recicladores de Uberlândia – CORU
    Endereço: Rua Maria Abadia,177 B. Jardim Brasília
    Contato: (34) 99798-1494
  • Associação Brasileira de Reciclagem e Coleta Seletiva – ABRCS
  • Endereço: Av. Juscelino Kubitscheck, 253 – Bairro Dona Zulmira
  • Contato: (34) 99998-223
 
Legislações:
Mais serviços de coleta: