DMAE

Departamento Municipal
de Água e Esgoto

Hidrômetros

Hidrômetros

HIDRÔMETRO

O Dmae estabelece o uso de um padrão que facilita a leitura do consumo de água e também a manutenção dos hidrômetros. A exigência vale para ampliações ou novas construções em Uberlândia e nos distritos. Nos imóveis que já possuem habite-se, o usuário da rede pública de abastecimento de água utilizará o novo modelo padrão se solicitar uma transferência de hidrômetro ou uma 2ª ligação de água e reativação.

Padrão: A altura de instalação do cavalete do hidrômetro deve ser de 80 cm acima da calçada. Existem quatro tipos de dimensionamentos, um para cada vazão de água.

• Classe I – 1,5 mil litros/hora (5 m³)

• Classe II – 5 mil litros/hora (10 m³)

 • Classe III – 7 mil litros/hora (20 m³)

 • Classes experimentais

AFERIÇÃO DE HIDRÔMETRO

 A aferição de hidrômetro deve ser solicitada quando o contribuinte está com dúvidas sobre a efetividade do aparelho medidor. Somente os técnicos do núcleo de hidrometria podem instalar ou retirar um hidrômetro. Por isso, quando for necessário avaliar o equipamento, o usuário deve estar presente no momento da retirada, pois o aparelho será lacrado e levado ao laboratório do Dmae. Se o requerente tiver interesse, pode acompanhar a aferição do medidor, mediante confirmação e agendamento prévio. O prazo pode variar de acordo com a disponibilidade da área.

1ª Etapa: A pessoa interessada deve se dirigir à Plataforma de Atendimento com a documentação necessária e preencher a requisição de aferição de hidrômetro, fornecida pelo Dmae.

2ª Etapa: Os técnicos da autarquia vão até o local para fazer a retirada do medidor.

3ª Etapa: Caso haja o interesse, o titular poderá acompanhar a aferição, em data previamente agendada, que acontecerá no Laboratório de Hidrometria do Dmae.

4ª Etapa: Se não forem constatados quaisquer defeitos ou anomalias no aparelho medidor, será cobrado um valor de aferição, conforme Decreto vigente, ao passo que se os testes acusarem alguma inconformidade, o titular estará isento do pagamento.

Importante: Por se tratar de um serviço custeado pelo proprietário – excepcionalmente pago pelo Dmae no caso de defeito no hidrômetro – é recomendado ao proprietário que busque outras medidas antes de fazer o pedido de aferição de hidrômetro, como a vistoria no imóvel.

O que precisa: Documentos pessoais (cópias).

Como solicitar: Plataforma de Atendimento.

SUBSTITUIÇÃO DE HIDRÔMETRO

O parque de hidrômetros em Uberlândia recebe manutenções corretivas (troca de equipamentos danificados) e preventivas (troca por tempo de instalação), de acordo com a regulamentação do serviço de água e esgoto, aprovado pelo Decreto nº 2624/1984 e suas alterações, e Portaria nº 295/2018 – Inmetro -, que determina os critérios para atender o procedimento.

Neste caso, o consumidor é orientado e avisado sobre o serviço de manutenção preventiva, por meio de comunicação impressa na fatura mensal de água.

O que precisa: Após aviso emitido na fatura de água, deixar o acesso livre para a troca do hidrômetro.

TRANSFERÊNCIA DE HIDRÔMETRO 

A transferência de hidrômetro é efetuada quando a leitura do aparelho se encontrar comprometida por estar em local de difícil acesso ou impróprio. O tempo para a substituição é de 7 dias úteis e o serviço é pago pelo consumidor. O Dmae realiza a transferência de hidrômetro nas situações abaixo:

• Hidrômetro localizado na calçada, geralmente no chão;

• Medidor instalado do lado interno do imóvel – após o portão;

 • Padrão de instalação do hidrômetro coberto – geralmente com cimento;

• Sem acesso para leitura mensal do consumo – portão trancado, por exemplo.

O que precisa: Documentos pessoais (cópias). Caso não seja possível que o titular compareça ao Dmae, outra pessoa pode fazer a solicitação apresentando procuração.

Como solicitar: Plataforma de Atendimento.

Laboratório de Hidrometria

A aferição do hidrômetro garante a confiabilidade na medição e a cobrança justa pela água consumida. E por entender a importância desse procedimento para a população, o Dmae possui um dos mais modernos laboratórios de hidrometria do país. Inaugurado em 2010, o laboratório permite o controle dos medidores que são instalados nas redes de distribuição de água. Além das manutenções nos hidrômetros, o laboratório do Dmae também testa hidrômetros novos para garantir que o dispositivo esteja em condições de uso.