DMAE

Departamento Municipal
de Água e Esgoto

Hidrômetros

Hidrômetros

Aferição de hidrômetro

Somente os técnicos de hidrometria do DMAE podem instalar ou retirar um hidrômetro em Uberlândia. Por isso, quando for necessário avaliar o hidrômetro, o usuário deve estar presente no momento de retirada do equipamento, que será lacrado e levado ao laboratório do DMAE.  

Os ensaios que atestam o funcionamento do hidrômetro serão realizados na presença do usuário, dentro do laboratório do DMAE, que está certificado pelo Inmetro e obedece às recomendações da Organização Internacional de Metrologia Legal (OIML).

A hidrometria adotada pelo DMAE segue a Portaria nº 246 de 17 de outubro de 2000, do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e o Decreto Municipal nº 11.848 de 24 de setembro de 2009.

Se o cliente deseja fazer a aferição do equipamento, é preciso fazer a solicitação presencialmente na avenida Rondon Pacheco, 6400, bairro Tibery. 

Padrão DMAE

O DMAE estabelece o uso de um padrão que facilita a leitura do consumo de água e a manutenção dos hidrômetros. A exigência vale para ampliações ou novas construções em Uberlândia e nos distritos de Martinésia, Miraporanga, Cruzeiro dos Peixotos e Tapuirama. Nos imóveis que já possuem habite-se, o usuário da rede pública de abastecimento de água só utilizará o novo padrão se solicitar uma transferência de hidrômetro ou uma 2ª ligação de água e esgoto.  

A principal alteração técnica feita no padrão de medição foi na altura de instalação do cavalete do hidrômetro, que passou para 80 cm acima do passeio. Além de adotar um novo padrão de medição, o DMAE atualizou também a sua tabela de dimensionamento dos hidrômetros. A tabela foi acrescida de três tipos de hidrômetros para consumo máximo de água nas faixas de 1,5 mil litros por hora, 5 mil litros por hora e 7 mil litros por hora.

Substituição de hidrômetros

O parque de hidrômetros em Uberlândia recebe manutenções corretivas (troca de equipamentos danificados) e preventivas (troca por tempo de instalação), de acordo com o regulamento dos serviço de água e esgoto, aprovado por decreto municipal. 

Como e quando solicitar a troca do hidrômetro?

O trabalho de manutenção realizado pelo DMAE evita que o consumidor tenha que solicitar a troca de hidrômetros. Porém, se o mesmo ainda tem dúvidas sobre o funcionamento do seu hidrômetro pode enviar mensagem para a Hidrometria do DMAE, informando o endereço do seu imóvel.

Quando o DMAE fará a  manutenção do hidrômetro?

O  consumidor é orientado e avisado sobre o serviço de manutenção do hidrômetro, por meio de um comunicado que é entregue em seu imóvel. Todos os medidores retirados do parque de hidrômetros para substituição passam por um estudo de redimensionamento, tendo como base o histórico de consumo do imóvel. 

Transferência de Hidrômetro

O DMAE realiza a transferência de hidrômetro nas seguintes situações:

– Quando o hidrômetro estiver no passeio.

– Hidrômetro do lado interno (depois do portão).

– Quando o padrão de instalação do hidrômetro estiver coberto (normalmente, por cimento).

– Quando não houver acesso para leitura do consumo de água. 

Para concretizar o pedido, o titular da conta de água deverá comparecer à Central de Atendimentos do DMAE (Avenida Rondon Pacheco, 6400 – Tibery) com a cópia do RG e do CPF. Caso não seja possível que o titular compareça, outra pessoa pode fazer a solicitação apresentando procuração com firma reconhecida em cartório.

O valor a ser pago pelo solicitante é definido de acordo com o Decreto vigente (clique aqui para ver tarifas) – Dispõe sobre as tarifas de consumo de água e do uso do sistema de esgotamento sanitário, e demais preços dos serviços prestados pelo DMAE. Revoga o Decreto nº 14.801 de 31 de março de 2014 e dá outras providências. 

Laboratório de Hidrometria

A aferição do hidrômetro garante a confiabilidade na medição e a cobrança justa pela água consumida. E por entender a importância desse procedimento para a população, o Dmae possui um dos mais modernos laboratórios de hidrometria do país. Inaugurado em 2010, o laboratório permite o controle dos medidores que são instalados nas redes de distribuição de água. Além das manutenções nos hidrômetros, o laboratório do Dmae também testa hidrômetros novos para garantir que o dispositivo esteja em condições de uso.

All articles loaded
No more articles to load