DMAE

Departamento Municipal
de Água e Esgoto

Coleta de Resíduos Sólidos

Coleta de Resíduos Sólidos

Desde o dia 1º de janeiro de 2017, o Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) assumiu o gerenciamento da coleta de resíduos sólidos, tanto o resíduo convencional quanto o reciclável. A coleta é feita pela Limpebrás, que detém a concessão do serviço. A absorção desta função foi realizada por meio do programa “Gestão Total” – elaborado pela administração municipal no intuito de permitir que o Executivo trabalhe com mais eficiência, economia e qualidade.

A medida também tem o intuito obedecer às exigências da Lei Federal 13.308/16, que trata sobre o Plano Nacional de Saneamento Básico e que deu novas diretrizes para o trabalho de manutenção preventiva das redes pluviais dos municípios.

Contêiner

Os contêineres de coleta de lixo – recipientes verdes – com 1.000 litros – são disponibilizados onde há um grande fluxo de pessoas, como feiras livres, unidades de saúde, escolas, instituições, avenidas comerciais e zona rural. A coleta mecanizada oferece como benefício uma melhor forma de descarte do lixo, uma vez que a população pode descartá-lo em qualquer dia e horário. Cerca de 2 mil e 500 recipientes estão espalhados na zona urbana e outros 150 na zona rural.

As solicitações para instalação de contêineres podem ser feitas pelo Fone Fácil 115 ou por meio de ofício, protocolado na Plataforma de Atendimento do Dmae (avenida Rondon Pacheco, 6400, Tibery). Os pedidos são analisados e, caso haja viabilidade técnica, a instalação é feita.

Diretrizes que foram acatadas para modernizar a máquina pública 

  • Lei Ordinária nº 11.291/2012  Institui o Plano de Saneamento básico do Município de Uberlândia  – Plano Consolidado dos serviços públicos de abastecimento de Água  e Esgotamento Sanitário, de Limpeza Urbana e Manejo dos Resíduos e de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais.

Legislações: