
Reciclar é uma atitude simples que traz grandes benefícios ao meio ambiente e à sociedade. Separar corretamente os resíduos reduz o volume de lixo destinado aos aterros sanitários, economiza recursos naturais e gera trabalho e renda por meio das associações e cooperativas parceiras do Programa de Coleta Seletiva de Uberlândia.
1º Passo: Faça a separação dos resíduos
Para começar, divida o lixo gerado em casa em duas categorias principais:
Recicláveis
- Papel: revistas, jornais, cadernos e livros usados, caixas e embalagens de papelão, sacos de papel e embalagens longa vida.
- Plástico: frascos e embalagens plásticas, sacolas, garrafas PET, utensílios e brinquedos plásticos.
- Metal: embalagens de alumínio, panelas, chapas de aço, latinhas e metais em geral (fios, arames e materiais de obras).
- Vidro: copos, potes, garrafas e cacos de vidro (devidamente embalados para evitar acidentes).
Não Recicláveis
- Papel: guardanapos, papel higiênico, papel toalha, papéis plastificados e etiquetas adesivas.
- Plástico: embalagens metalizadas, adesivos e CDs.
- Vidro: espelhos, pirex, cerâmicas e lâmpadas.
- Gerais: bitucas de cigarro, fraldas, madeira, resíduos têxteis e isopor*.
*O isopor pode ser reciclado apenas em locais que possuam estrutura adequada para esse tipo de material.
2º Passo: Dê o destino correto

O material reciclável deve ser destinado ao caminhão da coleta seletiva (Ecocaminhão), e o não reciclável ao caminhão do lixo comum.
Para saber o dia e horário da passagem da coleta seletiva no seu endereço, acesse o Mapa da Coleta Seletiva disponível no site do Dmae.
Todo o material recolhido pela coleta seletiva é encaminhado para as associações e cooperativas parceiras do programa, que realizam a triagem e destinam corretamente os resíduos, gerando emprego e renda para dezenas de trabalhadores.
Cuidados importantes
Sempre que possível, higienize embalagens de leite, sucos e alimentos antes do descarte, evitando a contaminação e o mau cheiro.
Materiais cortantes, como vidros quebrados, devem ser acondicionados de forma segura, por exemplo, dentro de garrafas PET bem vedadas.
Para facilitar o trabalho dos coletores, recomenda-se utilizar dois recipientes diferentes para separar os resíduos e colocar o material reciclável na calçada apenas no dia e horário corretos da coleta seletiva, preferencialmente em sacos coloridos ou caixas de papelão.