A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Uberabinha, se caracteriza como a principal estação do município. Localizada no Distrito Industrial, é responsável pelo tratamento de 95% do esgoto coletado em Uberlândia e foi elaborada para atender apenas efluentes domésticos. Os outros 5% estão concentrados na unidade dos bairros Aclimação e Ipanema.
Atualmente, a estação trata o esgoto para uma população equivalente a 806.400 habitantes, sendo sua capacidade máxima de 889.260 habitantes. Já seus canais de flotação apresentam uma capacidade máxima de 2200 L/s. Todo o processo de tratamento é realizado em quatro etapas, sendo: etapa preliminar, reatores anaeróbios, canal de flotação e desidratação de lodo.
Etapa Preliminar
O tratamento preliminar tem por objetivo a remoção de sólidos grosseiros e areia que chegam à ETE junto com o esgoto efluente. Tal processo é constituído por quatro grades grossas e quatro grades finas mecanizadas com espaçamento de 12mm. Conta-se também com grades STEP SCREEN® VERTICAL com espaçamento de 3mm, desarenadores mecanizados e medidores de vasão.
Etapa dos Reatores Anaeróbios
O objetivo dessa etapa é reduzir a carga orgânica contida nos esgotos e transformá-la parte em lodo digerido e parte em biogás. Para isso, são utilizados Reatores Anaeróbios de fluxo ascendente que possuem volume de aproximadamente 5500 m³ com eficiência de projeto de 60 à 70% de remoção de carga orgânica.
Etapa do Canal de Flotação
A terceira fase trata-se de uma etapa físico química em que ocorre os processos de coagulação, floculação e, posteriormente, a injeção de microbolhas. Dessa forma, acontece a flotação do lodo que é encaminhado para as centrais de desidratação e o efluente tratado é lançado no rio Uberabinha.
Etapa de Desidratação de Lodo
Já na última etapa realiza-se a redução da umidade de lodo formado no reator e canal de flotação. Para esta operação são utilizados quatro centrífugas em duas centrais de desidratação. Atualmente, 1500 toneladas de lodo por mês são desidratadas na ETE Uberabinha e encaminhado para aterro sanitário.