FUTEL

Fundação Uberlandense
do Turismo, Esporte e Lazer

Complexo Virgílio Galassi

Complexo Virgílio Galassi

O Complexo Virgílio Galassi, que atualmente engloba o Estádio Parque do Sabiá, Parque do Sabiá, Arena Multiuso Tancredo Neves (Sabiazinho) e Parque Aquático, começou a ser construído em 7 de julho de 1977, em uma área de 1.850.000 m². A Arena Sabiazinho foi inaugurada em 2007 e o Parque Aquático está em construção. 

A história do complexo nasceu do sonho do ex-prefeito Virgílio Galassi e seus amigos Paulo Ferolla e Cícero Naves. Eles queriam criar um local onde a população tivesse acesso gratuito a atividades de lazer, esporte e qualidade de vida. A construção foi iniciada à beira de uma das cinco nascentes existentes no local, sendo que 70% da vegetação existente foi formada a partir do plantio de mudas de árvores do cerrado, em pequenos cestos de bambu. Um grande lago artificial foi construído na época e recebeu inúmeras espécies de peixes comuns nos rios da região. 

Parque do Sabiá

Um dos principais pontos turísticos de Uberlândia, o Parque do Sabiá é um lugar que oferece várias atividades de lazer e esporte. Aberto todos os dias das 5h às 22h, é frequentado diariamente por mais de 10 mil pessoas de todas as idades, que buscam atividades ao ar livre e mais qualidade de vida. 

Além da pista de corrida, caminhada e ciclismo, a comunidade pode utilizar as quadras, piscinas, campos, parque infantil, represa, zoológico, aquário e uma extensa área verde. No local, há ainda pedalinho e trenzinho para diversão, principalmente das crianças. 

Aos fins de semana, o Mundo da Criança é um dos maiores atrativos do complexo. A criançada pode desfrutar do parque infantil, que possui brinquedos como escorregadores, gangorras, carrosséis e balanços. O espaço também é ideal para fazer novos amigos, desenvolverem suas habilidades motoras e até fazerem um piquenique. Enquanto isso, os pais e familiares podem aproveitar os benefícios do contato com a natureza.

Para quem deseja pedalar com segurança, o parque dispõe de uma ampla ciclofaixa, aberta de segunda a sábado, das 10h às 16h. É preciso realizar um breve cadastro na Sede da Futel – ao lado do Mundo da Criança – para ter livre acesso à área de ciclistas. 

Além disso, quem vai ao parque pela primeira vez, não pode deixar de conhecer o aquário e o zoológico. O que mais impressiona é a variedade de animais, já que o aquário possui cerca de 30 espécies de peixes e o zoológico conta com mais de 250 animais, tais como: onças pintadas, lobo guará, araras e uma leoa. Ambos funcionam das 8h às 17h, sendo que o zoológico fecha às segundas e o aquário funciona apenas de segunda a sexta. Vale a pena tirar algumas horinhas para conhecer o ambiente.

A população pode aproveitar também o projeto Agita Uberlândia, realizado pela FUTEL. A prática costuma reunir cerca de 300 pessoas por dia, movimentando o fim de tarde no Parque do Sabiá. A atividade acontece diariamente, entre 18h30 e 19h30, logo na entrada do Parque, no bairro Tibery. 

Estádio Parque do Sabiá

Palco de importantes eventos esportivos e culturais, o Estádio Municipal Parque do Sabiá, foi inaugurado no dia 27 de maio de 1982.  Com capacidade para receber 40 mil pessoas, o estádio é considerado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) o oitavo maior estádio brasileiro. 

A abertura do local, foi realizada com um jogo amistoso entre a Seleção Brasileira e a Irlanda do Norte. O jogo foi vencido pelos brasileiros com placar de 7 a 0. O primeiro gol foi marcado por Paulo Roberto Falcão. O registro é que mais de mais de 75 mil pessoas tenham comparecido ao local para prestigiar a partida.

O estádio foi também palco da principal conquista do Uberlândia Esporte, o título de campeão da Copa CBF em 1984, além de outros amistosos da Seleção Brasileira contra Chile, Paraguai e Bulgária. O Campeonato Sul-Americano de Futebol Feminino, a Copa dos Campeões Sul-Americanos de Clubes, o Campeonato Brasileiro de Clubes e o Campeonato Brasileiro de Clubes de Futebol Feminino, fora os jogos de vários times pelo Campeonato Brasileiro e Taça Libertadores também foram realizados no Sabiá.

Arena Sabiazinho

Com capacidade para 6 mil pessoas, a Arena Multiuso Tancredo Neves, popularmente conhecido como Sabiazinho, possui uma estrutura completa para sediar grandes competições esportivas e eventos culturais. 

A Arena possui quadra poliesportiva, arquibancada, tribuna de honra, sala de imprensa, bar, lanchonete, sanitários, alojamentos e vestiários, além de departamento médico, almoxarifado, setor administrativo, academia, amplo estacionamento, salas de aula e espaços para exposições e atendimento às crianças e às pessoas da terceira idade. 

O local já sediou grandes eventos como finais das superliga feminina de vôlei, jogos da seleção brasileira de futsal, uma etapa qualificatória da Copa Davis de Tênis, Torneio Pré-Olímpico de Vôlei Feminino e grandes shows nacionais e internacionais. 

Parque Aquático

As obras do Parque Aquático, que está sendo construído ao lado do Sabiazinho, seguem em rítmo acelerado. O equipamento possui uma área de mais de 6 mil m², contará com arquibancadas para aproximadamente 1,3 mil pessoas, uma piscina olímpica semi-aquecida, que segue todas as exigências da Federação Internacional de Natação (Fina), além de área de alimentação, sanitários e galeria técnica.

A expectativa é que o Parque Aquático, além de incentivar a prática de esportes na água e a formação de atletas, receba também competições nacionais e internacionais.

All articles loaded
No more articles to load

Facebook

DESTAQUES

SIGA UBERLÂNDIA

Siga Uberlândia
QUERO RECEBER NOTÍCIAS DA PREFEITURA DE UBERLÂNDIA. *