O programa de paradesporto promovido pelo município atende pessoas com deficiência no âmbito esportivo desde a iniciação até a participação em competições regionais, estaduais, nacionais e internacionais. O programa, desenvolvido por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Uberlândia, Futel, UFU, Praia Clube e associações parceiras, visa incentivar a prática de esporte paralímpico, ao oferecer gratuitamente as modalidades de atletismo, halterofilismo, bocha, natação, parabadminton e goalball.
As atividades são realizadas no Sesi Gravatás (espaço que integra o Sistema Fiemg e que está sob responsabilidade da Futel) e, com exceção do atletismo e da natação, ficam concentradas em um amplo e moderno ginásio, inaugurado pela Prefeitura de Uberlândia e pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) em dezembro de 2024. A estrutura tem área total de 1.345,35 metros quadrados, dividida em quadras de bocha/parabadminton e goalball e academia de halterofilismo.
Graças ao trabalho desenvolvido pela Prefeitura e parceiros, Uberlândia é referência mundial em paradesporto, com importantes conquistas nos últimos anos, inclusive medalhas em campeonatos mundiais e em jogos paralímpicos.