IPREMU

INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA MUNICIPAL DE UBERLÂNDIA

Dúvidas frequentes

Dúvidas frequentes

O que é e quando ocorre a aposentadoria compulsória? 

É aposentadoria que ocorre automaticamente, em função da idade, sendo declarada por um ato administrativo quando o servidor completa 75 anos, independentemente do tempo de contribuição ou requisitos exigidos para os demais casos de concessão de aposentadoria. Não há paridade. 

Em qual circunstância é concedida a aposentadoria por invalidez permanente? 

Em regra, será concedida essa espécie de benefício, com proventos proporcionais ao tempo de contribuição após recomendação da Junta Médica do Município de Uberlândia (JUMO), e parecer da Perícia Médica do Instituto. Mas são exceções, acidentes em serviço, moléstia profissional ou doença grave, contagiosa ou incurável, especificadas na lei municipal 8.049/2002. Lembrando que em caso de afastamento intermitente que exceda 24 meses, sem o servidor estar em condições de readaptação ou assumir o cargo, ele será aposentado. 

Como é feita a contagem de tempo? 

Essa é uma dúvida comum, já que nem todos os servidores lembram do tempo exato de contribuição que eles têm. Se houver contribuição para outro Instituto, como por exemplo INSS, IPSEMG etc., é preciso trazer a Certidão de Tempo de Contribuição (CTC) para que possa ser realizado o cálculo com dados consistentes. Mas se o interesse for apenas pelo Tempo de Contribuição para o IPREMU, isso não é necessário.

Saiba quais são as regras para Aposentadoria Voluntária Integral para Professores 

  • Ingresso no Serviço Público até 31/12/2003 (benefício com paridade): requisito de 20 anos de serviço público. 
  • Ingresso no Serviço Público após 31/12/2003 (benefício sem paridade): requisito de 10 anos de serviço público. 
  • 10 anos de carreira. 
  • Cinco anos no cargo no qual se dará a aposentadoria. 
  • Idade e Tempo de contribuição exigidos para professores:

Mulher: 50 anos de idade e 25 anos em efetivo exercício no cargo de magistério na educação infantil, fundamental ou médio. 

Homem: 55 anos de idade e 30 anos em efetivo exercício no cargo de magistério, na educação infantil, fundamental ou médio. 

All articles loaded
No more articles to load

Facebook

SIGA UBERLÂNDIA

Siga Uberlândia
QUERO RECEBER NOTÍCIAS DA PREFEITURA DE UBERLÂNDIA. *